Trabalho no exterior: é possível trabalhar remotamente do Brasil para outros países?

Seja global By Janaina Da Costa Novembro 7, 2022

Trabalhar remotamente para o exterior tem sido cada vez mais comum entre os profissionais brasileiros. O avanço da tecnologia e a chegada da pandemia impulsionaram esse modelo de trabalho, trazendo inúmeros benefícios e permitindo que a pessoa atue na sua área, ganhando em dólar ou euro, por exemplo, sem sair do seu país de origem.

Além disso, corporações do mundo todo e de diferentes setores perceberam o quanto o trabalho à distância pode ser mais econômico, além de proporcionar maior engajamento, flexibilidade, motivação e produtividade ao colaborador. Outro ponto alto é a chegada de ferramentas que facilitam a comunicação no dia a dia.

Vale destacar que se o seu objetivo é prestar serviço para uma empresa internacional saiba que não será possível seguir como CLT, pois esse regime é exclusivamente brasileiro. Por isso, atente-se sobre as regras acordadas quando for fechar contrato com a companhia, deixando claro os direitos e deveres da sua nova função.

Agora, para ajudar você nesse processo de conseguir trabalhar remotamente do Brasil para o exterior, a Western Union Brasil preparou este artigo com dicas. Leia a seguir.

Confira dicas para conseguir trabalhar remotamente do Brasil para outros países

1 – Aprimore o inglês

Ter uma alta proficiência de inglês é requisito fundamental para o mercado de trabalho, especialmente quando está pleiteando uma vaga internacional. Por isso, invista nesse idioma se o objetivo é trabalhar fora do Brasil, inclusive com o propósito de se preparar para as entrevistas.

Mesmo que o idioma do país escolhido não seja o inglês, como, por exemplo, Espanha, Portugal ou França, essa é a língua global que acaba sendo a mais usada em uma empresa que contrata diferentes nacionalidades.

2 – Atualize o LinkedIn

Uma das ferramentas mais eficientes para busca de oportunidade de emprego da atualidade é o LinkedIn. Portanto, invista um tempo para atualizar o seu perfil, destacando o seu objetivo, formação, cursos, idiomas e experiências profissionais.

Além disso, como pretende trabalhar para fora, recomendamos que o perfil seja escrito todo em inglês. Por meio da plataforma você também poderá falar com pessoas do mundo inteiro; por isso, é importante manter as informações nesse idioma.

3 – Faça um bom currículo

Faça um currículo contendo todas as informações fundamentais (aquelas mencionadas também para o LinkedIn) e tente seguir as regras de formatação do país para o qual deseja trabalhar. Seja objetivo e destaque os seus pontos fortes.

Caso tenha interesse em atuar na Europa, siga o modelo Europass, com o qual você pode fazer o currículo padrão em vários idiomas.

4 – Pesquise sites de emprego

Outra forma de buscar trabalho remoto no exterior é pesquisar vagas em sites específicos de empregos nos países que têm interesse em atuar. Assim, poderá fazer um filtro das cidades e conhecer quais são as exigências para se candidatar às vagas.

Alguns dos sites mais conhecidos são: Sapo Empregos e Net Empregos (Portugal), Keljob e Pole Emploi (França), Infoempleo, Monster e Indeed (Espanha), Clicca Lavoro (Itália), Career Builder (EUA) e CV Library (Inglaterra). Há também algumas plataformas mais gerais, como Jobspresso, We Work Remotely e Remote Jobs.

Quais são as vantagens de trabalhar remotamente do Brasil para outros países?

São muitas as vantagens de trabalhar para uma empresa fora do Brasil. Além da experiência internacional, você poderá receber o salário em uma moeda mais valorizada, ter um diferencial competitivo no seu currículo e a oportunidade de viajar a serviço para conhecer a sede da empresa, bem como conhecer os colegas de trabalho locais, se for o caso.

Agora que você já tem essas dicas e sabe que essa tendência tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos, comece a buscar o emprego que tanto sonha fora do Brasil. Isso é possível e as companhias estão cada vez mais interessadas em tornar o ambiente corporativo multicultural, além de contar com diferentes talentos e experiências.

Envie dinheiro ao exterior com a Western Union Brasil

Precisa enviar dinheiro ao exterior? Com a Western Union Brasil o processo é rápido e fácil. Contamos com duas plataformas digitais: o aplicativo e o site. Escolha a que preferir e transfira remessas em apenas alguns minutos para mais de 200 países e territórios. Além disso, temos mais de 550 pontos de atendimento espalhados pelo mundo.

Com a Western Union você envia e recebe dinheiro de forma confiável e transparente. Você também pode fazer simulações, antes de realizar o processo definitivo, para conhecer o valor total com as taxas e comparar a quantia final que o destinatário receberá no exterior. Consulte os nossos Termos & Condições.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.

Baixar o app