Nômade digital: Entenda o que é e quais países aceitam essa forma de trabalho

Seja global By Janaina Da Costa Julho 29, 2022

Já imaginou poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, sem ter residência fixa? Pode ser em frente à praia, ao campo, em um café ou em uma pousada, desde que haja conexão com a internet. Não importa o ambiente, o nômade digital não precisa estar presente em um escritório para desempenhar as suas atividades diárias.

O nômade digital é um profissional que trabalha online, cujo estilo de vida se baseia em se mudar de um lugar para outro, ou seja, é totalmente livre. O conceito começou a se popularizar depois da pandemia, pois muitas empresas passaram a adotar o home office por conta do isolamento social e resolveram se estabelecer nesse sistema remoto.

De acordo com o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, empresa que atua com serviços de imigração mundial, esse formato de trabalho já é adotado por cerca de 35 milhões de pessoas no mundo. Mas, com o crescimento do digital e com o avanço das tecnologias, a previsão é que, em 2035, esse número atinja a marca de 1 bilhão.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo da Western Union Brasil e conheça também quais países você pode visitar com esse estilo de vida e trabalho.

Quais países oferecem vistos para nômades digitais?

Diante desse novo contexto de trabalho remoto, mais de 20 países já estão oferecendo vistos específicos para quem deseja atuar como nômade digital no exterior, tais como: Emirados Árabes, Grécia, Islândia, Tailândia, Costa Rica, Argentina, Austrália, Dubai, México, Espanha, Portugal, Alemanha, Malta, entre outros.

Neste ano de 2022, o Conselho Nacional de Imigração, do Ministério da Justiça e Segurança Pública também aprovou a emissão de um visto temporário para os nômades digitais estrangeiros que estão no Brasil. A autorização é válida por 1 ano em território nacional e pode ser solicitada pelo Portal de Imigração.

Como se tornar um nômade digital?

O primeiro pré-requisito para se tornar um nômade digital é gostar de viajar, mas ele não é o suficiente. Você também precisa se preparar para essa transição seguindo alguns passos fundamentais, tais como:

  • Organizar-se financeiramente para que você consiga se manter até se adaptar à mudança e começar a gerar renda;
  • Ter o domínio do inglês para viajar pelo mundo com mais autonomia, melhorar a experiência e aumentar os relacionamentos profissionais;
  • Avaliar se você precisa de qualificação em alguma área específica, como entender da parte técnica do computador para não ficar dependente de assistência técnica;
  • Tirar ou atualizar os documentos necessários, como passaporte e vistos, pois você pode precisar ao se deslocar de um lugar a outro.

Quais profissões permitem entrar para o nomadismo digital?

Ficou empolgado com essa tendência e quer começar a trabalhar online como nômade digital? Listamos algumas profissões mais populares que permitem isso:

  • Produtor de conteúdo;
  • Editor de vídeos;
  • Gestor de mídias sociais;
  • Desenvolvedor;
  • Designer ou ilustrador;
  • Tradutor;
  • Professor (como de idioma, por exemplo);
  • Fotógrafo;
  • Assessor de imprensa;
  • Contador ou consultor fiscal;
  • Roteirista.

Envie dinheiro para as suas viagens com o aplicativo da Western Union Brasil

Agora que você sabe o que é um nômade digital e conhece o caminho para ingressar nesse formato de trabalho, a Western Union Brasil tem uma dica para você administrar o seu dinheiro durante as viagens internacionais: o nosso aplicativo de transferência online.

Com ele, você não vai precisar andar com dinheiro em espécie e terá mais tranquilidade no seu dia a dia. É só enviar o valor em real e depois sacar a remessa, já convertida, em um dos agentes parceiros da Western Union no país em que estiver hospedado ou, se preferir, receber em uma conta bancária internacional. Tudo rápido e digital.

Com a Western Union Brasil você pode enviar dinheiro para mais de 200 países e territórios. Baixe agora mesmo o nosso aplicativo e consulte os Termos & Condições.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.

Baixar o app