Quais países fazem parte da Zona do Euro?

Seja global By Western Union Jul 9, 2021

A Zona do Euro, também conhecida como Zona Euro, é uma região geográfica e econômica que consiste em todos os países da União Europeia que incorporaram integralmente o euro como moeda nacional, o que inclui aproximadamente 340 milhões de pessoas.

Atualmente, 19 países da União Europeia fazem parte dela: Áustria, Bélgica, Chipre, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Eslováquia, Eslovênia e Espanha. Confira a seguir mais informações para entender a Zona do Euro.

Entendendo a Zona do Euro

Esta é uma das maiores regiões econômicas do mundo e sua moeda é considerada uma das mais líquidas quando comparada a outras, ou seja, ela continua se desenvolvendo ao longo do tempo e está assumindo uma posição mais proeminente nas reservas de muitos bancos centrais.

História da Zona do Euro

Em 1992, os países que compõem a Comunidade Europeia (CE) assinaram o Tratado de Maastricht, criando, assim, a União Europeia (UE). O evento teve grande impacto em algumas áreas, como promover uma maior coordenação e cooperação nas políticas, em termos gerais, mas teve efeitos específicos sobre a cidadania, a política de segurança e defesa e a política econômica.

No que diz respeito à política econômica, o Tratado de Maastricht visava criar uma união econômica e monetária comum, com um sistema de banco central – o Banco Central Europeu (BCE) – e uma moeda comum (o euro).

Para fazer isso, o tratado apelou à livre circulação de capitais entre os Estados-Membros, que depois evoluiu para uma maior cooperação entre os bancos centrais nacionais e para um maior alinhamento das políticas econômicas. O passo final foi a introdução do próprio euro, parte da implementação de uma política monetária singular pelo Banco Central Europeu. Nascia, então, a Zona do Euro.

Considerações especiais sobre a Zona do Euro

Por várias razões, nem todos os países europeus são membros da Zona do Euro. A Dinamarca, por exemplo, optou por não aderir, embora possa fazê-lo no futuro. Outros ainda não cumpriram as condições necessárias ou decidiram usar sua própria moeda como forma de manter sua independência financeira.

Por outro lado, nações que não são membros da UE adotaram o euro como moeda nacional. A Cidade do Vaticano, Andorra, Mônaco e San Marino têm acordos monetários que lhes permitem emitir sua própria moeda euro sob certas restrições.

Requisitos para ingressar na Zona do Euro

Para fazer parte da Zona do Euro e usar o euro como moeda, os países da União Europeia devem cumprir certos critérios ou requisitos de convergência. Eles consistem em quatro indicadores macroeconômicos que focam:

  • A estabilidade de preços;
  • As finanças públicas sólidas e sustentáveis;
  • A durabilidade da convergência;
  • A estabilidade da taxa de câmbio.

Para um país europeu provar sua estabilidade de preços, deve ter um desempenho sustentável e uma inflação média não superior a 1,5 pontos percentuais acima da taxa dos três Estados-Membros com melhor desempenho. Para demonstrar finanças públicas sólidas, os déficits e dívidas do governo são revisados e devem mostrar que o governo não está sob pressão excessiva de déficit.

Já a durabilidade de convergência de uma nação é avaliada por meio de suas taxas de juros de longo prazo, que não devem ser mais de 2 pontos percentuais acima da taxa dos três Estados -Membros com melhor desempenho em termos de estabilidade de preços.

Por fim, o país deve apresentar estabilidade cambial participando do Mecanismo de Taxas de Câmbio (MTC) por pelo menos dois anos, sem tensões financeiras graves e sem desvalorização em relação ao euro.

Como comprar euros no Brasil? 

Você pode comprar euros no Brasil nas lojas da Western Union espalhadas pelo país a pronta entrega. Comprar moedas antes da sua viagem garante que você aproveite as melhores cotações e fique preparado para viajar com tranquilidade. Encontre a loja mais próxima.

Você também pode fazer transferências internacionais para qualquer país da Zona do Euro, de maneira fácil, rápida e confiável. Baixe o nosso app (iOS e Android) ou acesse o nosso site e conheça todas as vantagens. Consulte os Termos & Condições.