Bariloche: tudo o que você pode fazer durante sua viagem

Seja global By Western Union Ago 14, 2023

Se você procura um destino para viajar em família, em casal, ou com amigos, a Argentina é uma excelente opção. Especificamente, o sul do país é o sonho de muitos brasileiros que buscam um pedaço da Europa aqui mesmo na América Latina.

Bariloche ou San Carlos de Bariloche é normalmente conhecida por seu clima frio e paisagens nevadas, porém, neste artigo da Western Union Brasil, você vai descobrir o que fazer em Bariloche em qualquer época do ano para planejar sua viagem.

Saiba o que fazer em Bariloche

A cidade possui cerca de 130 mil habitantes e localiza-se às margens do Lago Nahuel Huapi ao norte da Patagônia argentina, na província de Rio Negro, junto à Cordilheira dos Andes. Colonizada por alemães e austríacos, ela é conhecida por seus passeios e esportes na neve, mas ela oferece muito mais do que isso.

Encontre o roteiro ideal para sua viagem com a ajuda de agências especializadas e descubra por que Bariloche foi declarada a capital nacional do turismo de aventura em 2012. Acompanhe, a seguir, as principais informações para entrar no país e dicas de passeios deste destino.

Quais os documentos para viajar para Bariloche

Por se tratar da Argentina, um país membro do Mercosul, não é necessário visto ou mesmo passaporte para viagem de turismo para brasileiros, ou seja, você pode levar apenas seu RG válido e em bom estado.

Lembrando que o documento de habilitação (CNH) não é aceito para fins de imigração. O procedimento também é válido se você quiser visitar o Chile, logo ao lado de Bariloche.

Caso você volte de Bariloche de avião, atenção na apresentação do comprovante de vacinação completa contra a COVID-19, devido aos requisitos da Portaria Interministerial 670/22, publicada em abril de 2022.

Como viajar para Bariloche

Há três principais maneiras para você chegar em Bariloche: avião, carro ou ônibus. Por isso, avalie quais as condições da viagem, em questão de logística e custos, para fazer a escolha mais ideal para si.

Uma outra alternativa é através da fronteira com o Chile, para conhecer o outro lado dos lagos andinos e agregar um novo destino ao roteiro. Do lado chileno, é possível utilizar o Aeroporto de Puerto Montt e fazer a travessia de barco pelos lagos no passeio Cruce Andino, ou cruzar os dois países de ônibus.

De avião

Com voos disponíveis de aproximadamente 2h20 de duração, as companhias aéreas que mais operam estes destinos são Latam, Aerolíneas Argentinas, Jetsmart e Flybondi. O Aeroparque é o principal meio de ligação de Buenos Aires até Bariloche com diversos voos domésticos.

Porém, atenção aos horários das conexões, pois nem sempre eles serão favoráveis para quem não está vindo das principais capitais do Brasil. Uma dica é aproveitar o período de espera no aeroporto, e incluir um ou dois dias no destino, para depois seguir viagem até Bariloche.

De carro

Saindo de Buenos Aires, a distância até Bariloche é de 1.600 km, e a maioria deles são percorridos em estradas como a RN 5, a RN 152, a RN 237, e a RN 40, aonde é possível passar pela cidade de Neuquén, para fazer uma parada.

De ônibus

Ao considerar esta forma de chegar até Bariloche, leve em conta o tempo de 22 horas de viagem a partir de Buenos Aires. Além do longo tempo do trajeto, o custo deste tipo de viagem pode ser muito similar ao oferecido pelas companhias aéreas. Caso você escolha esta alternativa, considere a opção leito para maior conforto.

Como aproveitar o inverno de Bariloche

Os meses de inverno em Bariloche são de junho a setembro, mesmo período do Brasil. Quando as temperaturas estão mais baixas, podem oscilar entre 0º e -10º. Para se proteger do clima, é recomendado levar ao menos 3 casacos impermeáveis.

1.    Visite o Cerro Catedral:

Conheça o melhor centro de esqui da América Latina, com uma das maiores superfícies esquiáveis (600 hectares) e 120 quilômetros de pistas. Disponível o ano todo, ela conta com 32 meios de subida entre bondinhos, teleféricos e cabos de ascensão, permitindo o transporte de 28 mil pessoas por hora.

Aprenda a esquiar com sua família e amigos, contando com o suporte da equipe de instrutores para maior segurança, e divirta-se! Acesse o site oficial de Cerro Catedral para fazer reservas e conferir condições climáticas diárias da montanha com imagens ao vivo.

2.    Faça uma excursão a Cerro Otto:

Este monte possui um caminho principal e diversas trilhas laterais ideais para a prática de mountain bike. É possível chegar ao topo do monte de carro ou por teleférico, e após uma subida de 1.400 metros acima do nível do mar, você encontra uma vista estonteante da cidade e da natureza.

Além disso, um grande diferencial do local é a Confeitaria Giratória que, literalmente, faz um giro de 360º, proporcionando observar toda a paisagem em 20 minutos enquanto você desfruta de um bom chocolate quente.

3.    Divirta-se em Piedras Blancas:

Próxima ao centro de Bariloche, ela é ideal para viagens com crianças, e pode ser conhecida com um trajeto de táxi.

Esta estação permite atividades mais leves na neve como descida de trenó ou tirolesa, além de uma ótima opção para brincadeiras ou para montar seu boneco de neve. Aproveite também suas pistas exclusivas para fazer aulas de esqui ou snowboard e se iniciar no esporte.

Descubra a gastronomia de Bariloche:

Com uma combinação surpreendente de sabores únicos e raros da Patagônia, encontre pratos de culinária regional com o requinte de reconhecidos chefes. Conheça a história e tradição da gastronomia de Bariloche através de diferentes roteiros gastronômicos.

1.    Conheça a Estrada do Chocolate:

Conhecida como a capital do chocolate, Bariloche oferece um museu dedicado a ele: pertencente à fábrica da Havanna, descubra o processo de fabricação de seus produtos e sua história rica em sabor com visita guiada no local.

2.    Visite as cervejarias artesanais:

Com produção de cervejas artesanais há mais de 100 anos, Bariloche oferece diversas opções para quem busca descobrir novos sabores e se deliciar com as produções locais. Não deixe de incluir esta estrada cervejeira em seu roteiro em uma viagem com amigos.

3.    Vá até as Casas de Chá:

Desfrute de um chá da tarde com paisagens incríveis em uma das diversas casas de chá da Avenida Bustillo. Passeio obrigatório em seu roteiro de verão ou inverno, prove deliciosos doces, pães caseiros e bolos em ambientes intimistas e acolhedores.

Saiba como enviar dinheiro para Argentina com a Western Union Brasil

Agora que você já sabe o que fazer em Bariloche, temos mais uma dica para você. Envie seu dinheiro para a Argentina de forma prática, confiável e digital.

Basta acessar nosso site ou baixar nosso aplicativo e escolher entre as duas opções: saque em espécie em uma das agências autorizadas da Western Union ou envio para uma conta bancária. Além disso, você pode efetuar o pagamento via PIX ou transferência bancária.

Conte com a Western Union Brasil para transferir seu dinheiro para mais de 200 países e territórios, 24 horas por dia e nos 7 dias da semana. Consulte os nossos Termos & Condições.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.

Baixar o app