4 tipos de intercâmbio que você pode fazer em 2023

Seja global By Western Union Dez 26, 2022

Estudar fora é uma experiência enriquecedora e que marca a vida de qualquer pessoa que decide embarcar nesta jornada. Se você tem esse sonho, vale a pena investir para realizá-lo. Você vai descobrir novas formas de aprender em um outro país, ganhar independência, conhecer outras culturas, adquirir repertório e muito mais.

Além disso, o seu currículo ficará mais competitivo e você vai aumentar sua lista de networking e as perspectivas de emprego internacional. O primeiro passo, no entanto, é decidir qual curso você gostaria de fazer, entre os vários tipos de intercâmbio disponíveis em diferentes países do mundo, e o seu objetivo.

Avalie também a sua disponibilidade de tempo e qual país deseja estudar. Lembrando que, para fazer intercâmbio no exterior, é importante planejar com bastante antecedência, inclusive para poder se preparar financeiramente. Alguns destinos também oferecem a possibilidade de trabalhar com o visto de estudante. Vale a pena pesquisar.

Neste artigo da Western Union Brasil, você vai conhecer alguns intercâmbios. Veja, a seguir, qual deles se encaixa aos seus planos e metas.

Confira 4 tipos de intercâmbio que você pode fazer em 2023

1 – Idiomas

Muitas pessoas decidem ficar um tempo fora para aperfeiçoar um idioma, como o inglês, por exemplo. Hoje, ter o domínio dessa língua é um dos principais requisitos para conquistar um bom emprego. Por isso, fazer o intercâmbio ajudará você nesse processo de forma mais rápida, além de ganhar mais confiança e vocabulário devido à imersão.

Vários países oferecem programas em escolas conceituadas, como Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Canadá, Austrália entre outros. Avalie o custo de vida dos destinos e escolha aquele que esteja mais alinhado ao seu orçamento e preferência. Decida também se você vai ficar um mês, três meses, seis meses ou um ano por lá.

2 – Au Pair

Essa modalidade de intercâmbio é indicada para quem deseja trabalhar e estudar no exterior. No Au Pair, você vai morar na casa de uma família anfitriã, chamada de host family, receberá alojamento, alimentação e um salário para trabalhar, geralmente, cuidando das crianças. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse intercâmbio é bem comum.

Essa é mais uma opção para quem deseja estudar fora, mas também precisa se manter financeiramente. Dessa forma, com o valor recebido pelo trabalho, você pode investir nos seus estudos, sem precisar se preocupar com aluguel de moradia e alimentação.

3 – Voluntariado

Outro tipo de intercâmbio para quem deseja estudar no exterior e está com o orçamento curto é entrar em um programa de voluntariado. Há muitas opções pelo mundo e vale a pena pesquisar para saber qual projeto você se interessa mais, como atividades para ajudar crianças, idosos, comunidades carentes, animais entre outras. 

No Brasil, existe um site chamado WorldPackers que conecta viajantes com locais que oferecem intercâmbio para quem deseja de ser voluntário. Há oportunidades em diversos lugares do mundo, inclusive dentro do Brasil. Mas, como o objetivo é estudar fora, pesquise qual país de sua preferência faz parte do projeto.

4 – Graduação ou pós-graduação

Esse tipo de intercâmbio é o ideal para quem terminou o ensino médio e deseja cursar o ensino superior fora do Brasil. Para essa modalidade, também é necessário comprovar que você tem o conhecimento do idioma local, apresentando comprovantes de proficiência.

Se você já terminou o ensino superior e deseja seguir para uma pós-graduação, os cursos de especialização, mestrado e doutorado são algumas opções que você pode cursar no país e universidade que desejar. Tente escolher o programa que esteja mais alinhado com o seu objetivo profissional.

O que achou dos tipos de intercâmbio para fazer em 2023? Agora, é só decidir, planejar, conhecer os critérios para fazer parte dos programas e documentos necessários para permanecer no país no período de estudos.

Envie dinheiro ao exterior com a Western Union Brasil

Se você precisa enviar dinheiro para familiares ou amigos que estão estudando no exterior, conte com as plataformas digitais da Western Union Brasil. Acesse o nosso site ou baixe o aplicativo, faça a transferência de forma 100% digital sem precisar sair de casa ou do trabalho. O pagamento também é prático, já que você pode efetuar com PIX.

São mais de 200 países e territórios disponíveis pelo envio online, como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Canadá, Inglaterra, países da América Latina e muito mais. Além disso, o destinatário pode receber a remessa diretamente em conta bancária (quando disponível) ou sacar em espécie em um dos nossos agentes autorizados.

Acesse as nossas plataformas digitais e consulte os nossos Termos & Condições.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.​

Baixar o app