O que é intercâmbio voluntário? Saiba mais sobre como ir para o exterior gastando pouco

Seja global By Janaina Da Costa Abril 8, 2022

Se você quer muito fazer uma viagem para o exterior, mas está difícil encaixar no seu orçamento, o intercâmbio voluntário pode ser uma boa alternativa, pois você pode, por exemplo, trocar acomodação ou alimentação por trabalho. Além disso, terá a oportunidade de ajudar um projeto social, passar por uma verdadeira imersão cultural e conhecer de perto a realidade do país escolhido.

Assim, com o intercâmbio voluntário é possível cortar gastos e viver uma experiência social enriquecedora. Você terá, ainda, a oportunidade de praticar um novo idioma, conhecer novas pessoas de diversas nacionalidades e interagir com elas durante a sua participação no projeto. Outro ponto muito interessante, é que poderá aprender novas tarefas, desenvolver outras habilidades ou ensinar algo que já sabe.

Tem interesse em fazer esse formato de viagem? A Western Union preparou esse artigo com informações e dicas. Leia mais a seguir.

Como funciona o intercâmbio voluntário?

1 – Escolha o país

O primeiro passo é decidir o país de acordo com o seu objetivo. Para te ajudar nesse processo, reflita sobre que tipo de lugar você deseja passar esses dias, alinhado com a experiência que gostaria de viver. Você pode escolher um destino mais tranquilo, mais agitado ou com um choque de realidade maior. Leve em consideração também o que pretende fazer nesse país nas horas vagas, como ir em atrações turísticas.

Alguns destinos que costumam oferecer intercâmbio voluntário são Equador, Peru, Colômbia, Costa Rica, México, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Quênia, Tanzânia, Gana, Moçambique, Palestina, Israel, Turquia, Tailândia, China, Austrália e outros mais. É muito importante escolher um país que você tenha algum conhecimento do idioma local ou que possua a língua portuguesa como nativa.

2 – Escolha o projeto

A partir do momento que você tem certeza do país que quer viajar, pesquise sobre os projetos de acordo com as suas habilidades e interesses, você verá mais informações sobre isso a seguir. Você pode, por exemplo, participar de programas nas áreas de educação, meio ambiente, infantil, saúde e bem-estar, proteção aos animais entre outros. Se você já é formado em algum segmento, também pode direcionar para a sua especialidade.

3 – Defina a duração do intercâmbio

É importante definir quanto tempo você ficará no país. Depois, entre em contato com o projeto, informe a sua disponibilidade e verifique quando é possível iniciar – a maioria costuma ter duração mínima de duas semanas. Alguns destinos são mais flexíveis e não estipulam dia para chegar. Você também pode contratar uma agência especializada em intercâmbio voluntário para te ajudar nesse processo.

4 – Faça o planejamento financeiro

Por mais que você esteja viajando para participar de um intercâmbio voluntário, você também terá alguns gastos – mesmo que poucos. Afinal, o objetivo dessa iniciativa é ajudar e você não receberá nada para pagar as suas despesas . Desse modo, organize-se financeiramente para os custos com passagem aérea, seguro viagem, visto, gastos básicos do dia a dia, deslocamentos e atrações turísticas.

Como mencionado acima, dependendo do projeto, você pode trabalhar e receber hospedagem e/ou alimentação, economizando em uma parte da viagem.

Onde procurar intercâmbio voluntário no exterior?

Para te ajudar nesta busca, existem alguns sites especializados que reúnem oportunidades de voluntariado em diversas partes do mundo. Um dos mais conhecidos é o Worldpackers, que disponibiliza ofertas de trabalho voluntário em mais de 150 países. Há também outras opções de sites, como Workaway, Helpx, Anywork Anywhere, Volunteers Base e Volunteer Latin America.

Lembrando que, antes de se candidatar para algum programa de trabalho voluntário, é importante pesquisar bastante sobre o lugar e ler os depoimentos das pessoas que estiveram lá – prefira àqueles que possuem mais comentários positivos. Além disso, questione, tire todas as suas dúvidas, veja fotos e observe tudo o que puder. Assim, você viajará bem informado, mais seguro e evitará surpresas que possam te desmotivar.

Precisa enviar dinheiro ao exterior? Conheça o serviço da Western Union Brasil

Ficou animado para viver a experiência de fazer um intercâmbio voluntário? Então programe-se e embarque nessa viagem transformadora. E se precisar enviar dinheiro ao exterior, conte com o serviço internacional da Western Union Brasil. Através do nosso aplicativo ou do nosso site, você pode transferir dinheiro para mais de 200 países e territórios. Acesse e aproveite todas as nossas vantagens.

Confira também os Termos & Condições de todos os nossos serviços online.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.

Baixar o app