Dia das mães: como é comemorado pelo mundo?

Dinheiro By Janaina Da Costa Maio 6, 2022

Quase todos os países do mundo têm um dia especificamente dedicado às mães. No Brasil, esse dia é sempre comemorado no segundo domingo de maio, mas, em outros países, o Dia das Mães pode variar ao longo do mês.

Muitas vezes, estamos tão familiarizados com as tradições brasileiras que pode ser fácil supor que todos comemoram da mesma maneira. Mas para que você conheça diferentes culturas ao redor do mundo e se prepare para o Dia das Mães, demos uma olhada em como a data é comemorada em outros países. Continue lendo e confira!

 

Dia das Mães nos Estados Unidos

O primeiro Dia das Mães americano foi comemorado em 1908, quando uma mulher chamada Anna Jarvis realizou um memorial para sua falecida mãe. Jarvis era uma ativista da paz e uma médica da Guerra Civil norte-americana, que queria criar um dia especificamente dedicado às mães.

Em 1914, a ocasião ganhou popularidade nacional e o presidente Woodrow Wilson declarou que o segundo domingo de maio se tornaria feriado nacional. Em 1920, a Hallmark, uma loja dos EUA, começou a vender cartões do Dia das Mães e nasceu a tradição de presentear a mãe com presentes e cartões.

 

Dia das Mães no Reino Unido

A tradição do Dia das Mães no Reino Unido começou como um feriado da igreja em 1500, conhecido como Mothering Sunday. No quarto domingo da Quaresma, as pessoas tiravam o dia de folga e voltavam para a igreja em que foram batizadas — conhecida como sua “igreja mãe” — para passar o dia reunido com a família. Desde então, o feriado tornou-se menos religioso e se transformou em uma celebração com flores, presentes ou um almoço de Dia das Mães.

 

Dia das Mães no Peru

No Peru, a semana que antecede o Dia das Mães envolve muitas refeições grandes, celebrações e apresentações para homenagear as mães. Enquanto as famílias de todo o mundo comemoram o feriado levando a mãe para um almoço ou passando o dia com ela em casa, as famílias no Peru passam o dia no cemitério. No segundo domingo de maio, elas se reúnem em torno dos túmulos de parentes do sexo feminino e passam o dia limpando e decorando para homenageá-las.

 

Dia das Mães na França

O Dia das Mães francês vem de uma celebração histórica da igualdade das mulheres. Antes de 1904, homens com famílias grandes – 4 ou mais filhos – recebiam uma homenagem especial do governo, a fim de encorajar as famílias a terem mais filhos no auge de um grave problema de baixa taxa de natalidade.

Em 1904, as mulheres foram qualificadas para essa honra e reconhecidas como chefes iguais da família pela primeira vez. Em 1920, o governo francês declarou feriado nacional para celebrar a igualdade das mães e das mulheres. O feriado é comemorado no último domingo de maio, com uma grande refeição e presentes.

 

Dia das Mães no México

As mães desempenham um dos papéis mais importantes na cultura mexicana, e o Dia das Mães reflete isso. Tradicionalmente, as crianças começam o dia acordando cedo e tocando música para acordar a mãe. Também é tradicional que elas façam uma apresentação para suas mães. Após essas apresentações, cartões e presentes caseiros são habituais, juntamente com almoço ou jantar em um restaurante para que a mãe não precise cozinhar.

Se você não puder estar junto pessoalmente este ano, muitas dessas tradições podem ser facilmente adaptadas a celebrações virtuais. Você também pode enviar um presente para sua mãe, mesmo que ela more em outro país.

A Western Union Brasil te ajuda com isso! Basta acessar o nosso site ou fazer o download do nosso app e enviar um presente – em formato de dinheiro – para a sua mãe, tudo online e sem sair de casa! Confira também os Termos & Condições dos nossos serviços.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®

Baixar o app