Como surgiu o Papai Noel, símbolo mundial do Natal?

Seja global By Western Union Dez 19, 2022

Um clássico das noites de Natal e, para a alegria das crianças, o Papai Noel é um dos maiores símbolos desta época do ano. Por onde ele passa, espalha os bons ventos (e presentes) desta celebração mundial. O bom velhinho, como também é conhecido, é responsável por exalar a magia desta data tão especial.

Mas, afinal, você sabe como surgiu o Papai Noel? Com as suas vestes vermelha e branca, o surgimento dessa figura tão aguardada nos dias 24 e 25 de dezembro, tem várias versões. Continue lendo este artigo da Western Union Brasil e saiba mais.

A seguir, descubra como surgiu o Papai Noel

A história do Papai Noel carrega diversas versões. Você já ouviu falar de alguma delas? A primeira é que o símbolo do Natal surgiu por conta de campanhas publicitárias nos anos 1920 e 1930. No entanto, como lenda, historiadores contam que existem diversos relatos, que se misturam entre as histórias cristãs e as festas pagãs.

Uma delas é que o Papai Noel foi um bispo que viveu no século IV e se tornou um santo por realizar milagres. Outra característica que tem muito a ver com a que vemos hoje no bom velhinho é que ele também tinha o hábito de distribuir presentes para as crianças mais pobres. O nome dele era São Nicolau.

Há também a história de tradição germânica, envolvendo Odin, um deus que vivia no norte da Europa. Ele, inclusive, se assemelha muito ao Papai Noel que conhecemos, pois era grisalho, barbudo, corpulento e com jeito de vovô. Além disso, Odin era responsável por distribuir presentes no festival de Yule, que costumava ocorrer no dia 21 de dezembro.

Com o tempo, as duas versões, tanto a cristã quanto a pagã, se uniram para eternizar a tradição que temos hoje, trazida para a América por imigrantes holandeses. Assim, a figura do Papai Noel sempre está presente nos lares, nos centros comerciais, nas ruas e em diversos outros lugares, sempre acompanhado de suas renas e saco vermelho.

Gostou de saber um pouco mais sobre a história desse ícone do Natal? Além de Papai Noel, ele também é conhecido como Santa Claus, Pai Natal, Kerstman, Djed Mraz, Julemanden, Joulupukki, Père Noël, Babbo Natale, São Nicolau, Kris Kringle e Ded Moroz em outras partes do mundo.

Envie presente de Natal para sua família no exterior com a Western Union

Agora que você conhece a história do Papai Noel, temos uma dica imperdível para esse Natal. Se você quer enviar um presente para o seu familiar ou amigo que está no exterior, aproveite as vantagens da Western Union Brasil e faça uma transferência de remessa 100% digital, através do nosso site ou do aplicativo.

Você pode enviar dinheiro a mais de 200 países e territórios, utilizando qualquer uma das plataformas online e realizar o pagamento via PIX. O destinatário tem duas formas de receber a remessa: sacar em espécie em um dos nossos agentes autorizados ou receber diretamente em uma conta bancária no exterior (verifique se a opção está disponível para o país de destino em nossa app ou site).

Acesse agora mesmo o nosso site ou baixe o nosso aplicativo e envie sorrisos neste Natal. Consulte os nossos Termos & Condições!

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.

Baixar o app