Como conseguir trabalhar em Portugal?

Seja global By Western Union Abr 8, 2021

Portugal sempre foi um destino muito procurado por brasileiros que têm o objetivo de trabalhar no país. Alguns dos motivos incluem a facilidade de compreensão da língua e a busca por melhor qualidade de vida.

Para quem planeja futuramente viajar para trabalhar em Portugal, a Western Union separou algumas dicas para você conferir antes de sair do território brasileiro.

Como posso conseguir emprego em Portugal?

Se o teu sonho é um emprego em Portugal, comece fazendo pesquisas sobre o país. Procure entender como é o mercado de trabalho, quais são as vagas disponíveis em sua área de interesse, como é a concorrência e qual é o custo de vida por lá. Assim você poderá fazer um planejamento antes de viajar para solos portugueses.

É possível procurar vagas de trabalho em Portugal em sites de pesquisa na internet ou, então, você pode viajar para o país lusitano e tentar uma vaga diretamente lá.

Para ambos os casos, é preciso estar com tudo regularizado antes de pisar em solos europeus. Ou seja, esteja com passaporte e visto em dia, além de outros documentos que podem ser requeridos direto no país.

O que eu preciso fazer antes de ir trabalhar em Portugal?

Para quem já tem trabalho certo em Portugal, solicite seu visto de trabalho em um Centro de Solicitação de Vistos. Basta levar o contrato de trabalho ou uma carta de promessa de emprego no país português.

Outro documento necessário para sua entrada em Portugal é o passaporte, que deve ter no mínimo 2 anos de validade.

Agora, se você pretende viajar primeiro para Portugal e depois procurar trabalho no país, o processo será um pouco diferente. Para o passaporte, como o interesse é permanecer no país português para trabalhar, o ideal é que o documento tenha no mínimo 2 anos de validade.

Já para o visto, como você sairá daqui com a modalidade de “turista”, assim que conseguir um trabalho em Portugal, procure o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para pedir uma autorização de residência para trabalho.

Como me programar para ficar em Portugal?

Com trabalho garantido ou não, se você não tem um parente para te acolher em Portugal, o ideal é que você saia daqui do Brasil com planejamento financeiro de pelo menos 3 meses.

Considere para estes primeiros meses custos com hospedagem, alimentação e transporte. Se você optar em alugar alguma casa, lembre-se de incluir despesas com gás, luz e água.

Uma dica para não precisar levar todo dinheiro para se manter durante este período em Portugal, é contar com o serviço de transferência de dinheiro da Western Union, presente em diversos países, incluindo do Brasil para Portugal.

Com a Western Union você consegue fazer transferência internacional online direto para uma conta bancária ou para uma loja física da WU em Portugal.

Como fazer transferência de dinheiro da Western Union para Portugal?

Na Western Union você faz transferências de dinheiro do Brasil para um parente ou amigo em outro país totalmente online. É simples!

Basta acessar o nosso site ou baixar hoje mesmo o nosso aplicativo, realizar o cadastro, que é necessário apenas no primeiro acesso, e depois escolher Portugal como país que deseja enviar a remessa.

Em seguida, você deve informar o valor que pretende enviar em reais e escolher como seu destinatário receberá o dinheiro: direto em uma conta bancária internacional ou saque em dinheiro em uma loja Western Union.

Você pode consultar a loja mais próxima de seu destinatário também em nosso site ou app. Lembrando que, ao enviar online de uma conta bancária no Brasil direto para uma conta em Portugal, no site ou com o app, a tarifa¹ de envio é zero.

Agora é só pagar o valor total da transferência bancária para a Western Union no Brasil – os dados para pagamento serão exibidos na última tela –, anotar o número de identificação da transação (MTCN) e enviar ao destinatário.

Com este número ele consegue acompanhar o andamento da transferência online e também utilizá-lo no momento do recebimento do dinheiro em uma loja física.

Se você optou pela remessa online para uma conta bancária em Portugal, também pode utilizar o MTCN para acompanhar o status da transferência em nosso site ou app. Simples assim! Consulte os nossos Termos & Condições.

¹A Western Union também obtém receita com o câmbio de moedas. Para consultar as demais tarifas, acesse o site ou o aplicativo da Western Union.