Como conseguir estudar e morar fora do Brasil?

Andando por aí By Marcus Luiz April 23, 2021

Decidir onde, quando e como estudar e morar fora do Brasil é mais fácil do que você imagina! Com tantos destinos e tipos de programas de estudo no exterior disponíveis, desde o ensino médio até a universidade, é importante que você se organize.

Se você planeja futuramente viajar com esse objetivo, a Western Union separou algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para uma experiência internacional inesquecível!

Vamos começar!

 

Onde e quando estudar e morar no exterior?

Existem tantos destinos para escolher onde você quer estudar no exterior, que muitas vezes isso pode tomar um bom tempo. Pode ser melhor se você primeiro restringir o tipo de local que mais lhe interessa e, em seguida, tomar sua decisão. Por exemplo:

  1. Você prefere estudar no interior ou em um ambiente urbano?
  2. Você quer estar em uma área onde se fala inglês, espanhol ou em algum lugar onde precise falar uma língua estrangeira?
  3. Para você, é importante ter uma localização central para passar o tempo nos finais de semana viajando para as cidades próximas?

Com base em suas respostas a essas primeiras perguntas, provavelmente você já terá uma boa ideia sobre as qualidades que deseja em seu destino de estudos no exterior. Para ajudá-lo a encontrar seu destino perfeito, você pode explorar o país ou a cidade que tem interesse online ao considerar diferentes opções de intercâmbio.

 

Quando sair do Brasil?

O ideal é fazer um planejamento com, pelo menos, nove meses a um ano de antecedência, se não mais. Muitos programas de estudo no exterior exigem que os candidatos se inscrevam seis meses antes do início das aulas, portanto, ter os nove meses dá a você tempo para pesquisar, encontrar e se inscrever.

 

Como encontrar programas de estudo e moradia fora do Brasil?

Agora que você decidiu onde e quando deseja estudar no exterior, é hora de encontrar um programa. Desde viagens de estudo durante as férias, cursar o ensino médio até programas de intercâmbio de um semestre ou a formação acadêmica completa, existem vários tipos para você escolher.

Conforme pesquisa suas opções, é importante falar diretamente com o(s) programa(s) de interesse para saber mais sobre o que eles oferecem, a que custo e quais comodidades estão ou não incluídas, como transporte no aeroporto, orientação no local, habitação, etc.

 

Quanto devo investir para morar ou estudar fora?

Financiar estudos no exterior é, frequentemente, uma preocupação de muitos estudantes e responsáveis. No entanto, não é necessário “quebrar o cofrinho”.

Em alguns casos, o valor de uma mensalidade em uma faculdade tradicional do Brasil pode sair muito mais cara do que pagar um curso no exterior, por isso há muitos brasileiros que buscam opções de estudo em universidades na Argentina e no Paraguai, por exemplo. Além disso, há uma variedade de oportunidades de bolsas disponíveis também em universidades no exterior. Ao escolher suas opções de financiamento, é importante lembrar de começar cedo, pedir orientação e pesquisar os recursos acessíveis.

Assim que você tiver planejado as finanças para o programa escolhido, é hora de começar a economizar e fazer um orçamento para as despesas diárias no exterior. Priorize o que vale a pena gastar dinheiro e o que não vale. Além disso, existem muitas dicas para economizar dinheiro que podem ajudá-lo a manter os custos baixos enquanto estiver morando e estudando fora do Brasil.

 

Como fazer uma transferência de dinheiro online com a Western Union?

Seja nos EUA, Inglaterra, Canadá, Paraguai ou em outro país, você faz transferências de dinheiro do Brasil para o exterior totalmente online com a Western Union. É simples! Basta acessar o nosso site WU.com ou baixar hoje mesmo o nosso App WU® Brasil, realizar o cadastro rapidamente e apenas uma vez, e depois escolher o país que deseja enviar a remessa.

Em seguida, você deve informar o valor que pretende enviar em reais e escolher como deseja receber o valor no exterior: direto em uma conta bancária internacional ou saque em dinheiro em uma loja Western Union.

Agora, é só pagar o valor total da transferência bancária* para a Western Union no Brasil – os dados para pagamento serão exibidos na última tela – anotar o número de identificação da transação (MTCN) e pronto! Com esse número você poderá acompanhar o andamento da transferência online e também utilizá-lo no momento do recebimento do dinheiro em uma loja física no exterior.

Caso tenha optado pelo envio online para uma conta bancária em outro país, também pode utilizar o número de identificação (MTCN) para acompanhar o status da transferência em nosso site ou App. Simples assim!

Compare, faça a conta e conte com a Western Union ao fazer a sua remessa online do Brasil ao exterior.

*Confira o valor total da transação com as tarifas e impostos.

Para consultar os Termos & Condições do serviço, clique aqui.