5 dicas para morar em Portugal.

Seja global By Western Union Jul 26, 2021

Seja para estudar ou trabalhar, para alcançar o objetivo de morar em Portugal você precisa de duas coisas: informação e planejamento.

Por isso, a Western Union selecionou algumas dicas importantes para você que deseja morar em uma cidade lusitana.

Providencie os documentos para sua viagem

Se você pretende se mudar para Portugal, o primeiro passo a ser dado é estar com toda a documentação exigida em dia. Por isso, confira a validade de seu passaporte, ou, se caso ainda não possuir um, providencie o quanto antes.

E se você não tem cidadania portuguesa ou europeia, outro documento imprescindível para morar em Portugal é o visto, que pode ser: visto para trabalho; visto de estudo; visto de renda própria (para aposentados); golden visa (para compra de imóvel); visto de empreendedor ou visto de startups.

Veja qual o seu caso e solicite com antecedência, pois este é um documento necessário para residir em Portugal e pode demorar um pouco para sair.

Escolha a cidade que pretende morar

Normalmente, quem pensa em morar em Portugal já tem em mente qual a cidade e bairro pretende residir. Mas, se você ainda não se decidiu, a melhor cidade para se morar é a que se enquadra ao seu propósito e estilo de vida.

Por isso, é indicado visitar o país antes de mudar definitivamente e fazer bastante pesquisa antes de tomar a decisão.

Para quem gosta de estar próximo a agitação e variedade cultural, a cidade ideal para se viver é Lisboa. Agora, se você quer estar mais próximo à oportunidade de emprego, Porto possui um polo industrial importante e pode ser considerada uma boa escolha. No entanto, ambas cidades possuem um custo de vida mais elevado.

Braga é uma cidade grande ao norte de Portugal que pode agradar a quem gosta de estar mais próximo ao centro urbano, com possiblidade de realizar maior parte de suas atividades a pé ou quem busca mais tranquilidade em bairros menos agitados.

Outro ponto positivo da cidade é que o custo é bem menor que as cidades metropolitanas. Para quem precisa se deslocar para trabalhar no Porto, por exemplo, residir em regiões mais próximas à estação de trem são uma ótima opção.

Pesquise vagas de emprego

Para quem vai mudar sem ter um emprego garantido, a internet será uma boa aliada. Existem diversos sites de emprego que podem ajudar nesta missão e até mesmo as redes sociais se tornam ferramentas poderosas nestas buscas.

Segundo sites de emprego como Net Empregos, Indeed, IT Jobs, Emprego Saúde, áreas como Construção Civil, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade, Finanças e, principalmente, Tecnologia, estão em alta pois falta mão de obra no país.

Os segmentos de Comércio, Saúde e Estética também são ótimas opções para os brasileiros investirem.

Regularize sua situação ao chegar em Portugal

Para começar a regularizar sua situação em solos portugueses, assim que chegar em Portugal é preciso comparecer ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em até três dias e solicitar a Autorização de Residência (AR).

Este documento é importante, pois é a identificação dos imigrantes que residem em Portugal de forma regularizada e deve ser renovado anualmente.

Você também precisará tirar o Número de Identificação Fiscal (NIF), algo considerado como CPF em Portugal. E se quiser ter acesso ao sistema público de saúde português, terá que pedir o número de Utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que pode ser solicitado nos Centros de Saúde.

Faça o planejamento financeiro

Algo essencial para quem pretende viver em outro país é o planejamento financeiro. E ter em mente o quanto vai gastar para se estabelecer inicialmente será muito importante para que tudo dê certo.

Para morar em Portugal, considere que assim que chegar lá você precisará regularizar sua situação no país e isto exige investir dinheiro para tirar todos os documentos.

O planejamento também será necessário ao alugar uma casa ou apartamento, pois a maioria dos locatários exigem dos estrangeiros depósitos adiantados de três ou mais meses de aluguel. Então, inclua pesquisar os valores de moradia em seus planos.

E não esqueça que você precisará gastar com transporte e alimentação. Saber a média de valores da região onde você pretende residir também é algo que deve ser colocado na ponta do lápis.

Após listar todos estes itens e ter ciência da quantia exata que você precisará ter para começar sua vida em terras portuguesas, multiplique este valor por três. Assim você garante mais tranquilidade na concretização deste sonho e estará prevenido caso ocorra alguma emergência.

E para te ajudar neste início, conte com o serviço de transferência internacional da Western Union Brasil.

Você sabia que pode fazer transferência de dinheiro aqui do Brasil, seja para recebimento em conta bancária ou para retirar em uma loja física da Western Union nas cidades lusitanas? É simples e prático.

Basta acessar o nosso site ou baixar o nosso aplicativo para realizar sua transferência internacional. Faça hoje mesmo o seu cadastro, é rápido e uma única vez. Consulte o nossos Termos e Condições.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.​

Baixar o app