Você já pensou em morar na Argentina? O país oferece uma mistura de grandes centros urbanos, como Buenos Aires, com seu estilo europeu e vibrante vida cultural que atraem muitos brasileiros. Conta ainda com paisagens deslumbrantes que variam das montanhas da Patagônia aos vinhedos de Mendoza.
Além disso, a hospitalidade dos argentinos e a facilidade de adaptação são grandes pontos a favor para quem busca uma nova vida no país. Se planeja estudar, a Argentina também é uma excelente opção, com universidades de renome internacional e uma intensa tradição de educação pública.
Se você procura um destino com qualidade de vida, diversidade cultural e uma boa recepção para estrangeiros, a Argentina certamente vale a pena considerar. Quer saber mais? Continue lendo esse artigo da Western Union Brasil.
Morar na Argentina: guia completo para tirar suas dúvidas
Morar na Argentina vale a pena porque o país conta com uma boa infraestrutura de saúde, clima ameno, diversidade cultural e um custo de vida que não destoa tanto com o do Brasil. Existe ainda a vantagem quanto ao processo de legalização, já que se trata de um país vizinho onde ambos fazem parte do Mercosul.
A Argentina enfrenta desafios econômicos devido a crises recorrentes, resultando em uma alta desvalorização do peso argentino em relação ao dólar, sua moeda oficial. Como consequência, a moeda americana tem sido amplamente utilizada no dia a dia, mesmo que de forma não oficial.
Apesar da situação econômica crítica, as oportunidades de emprego são atraentes, especialmente em áreas urbanas. A desvalorização do peso argentino sobre o real pode ser benéfica para os brasileiros que vivem no país, possibilitando que aproveitem as condições de mercado e aumentem seu poder de compra.
Qual o custo de vida para morar na Argentina?
O custo de vida na Argentina varia de acordo com o tamanho do imóvel e região que você escolher morar. Se optar por cidades mais turísticas, como Buenos Aires, encontrará preços mais altos.
De acordo com o site Worldpackers, o custo de vida no país é, em média, 18,8% mais baixo que no Brasil. Quando se trata de aluguéis, os valores na Argentina são, em média, 20,7% inferiores em comparação com as opções brasileiras.
Na moeda brasileira, o aluguel de um quarto no centro de cidades grandes na Argentina pode variar entre 1.232 e 1.960 reais, por exemplo.
Qual o melhor lugar para se morar na Argentina?
Mesmo não estando no seu melhor momento econômico, existem diversos motivos para viver bem na Argentina – como mencionamos aqui. O destino conta com muitas cidades incríveis para começar a nova vida no exterior, tais como:
Buenos Aires
A capital argentina é repleta de benefícios que atraem cada vez mais pessoas em busca da vida urbana, com seus museus e opções de entretenimento e moradia. A cidade abriga universidades renomadas, mas tem um custo de vida elevado.
Córdoba
Conhecida por seu apelo turístico e educacional, Córdoba oferece segurança e o custo de vida tende a ser mais baixo longe do centro. Conta com um ambiente relaxado e suas ruas são animadas por artesãos, músicos e uma rica vida cultural.
Rosário
Rosário é uma cidade portuária, além de centro industrial e comercial. Com diversas opções culturais, gastronômicas e recreativas, oferece ótima qualidade de vida, atraindo tanto residentes quanto visitantes ao destino.
Mendonza
Localizada no oeste da Argentina, Mendoza é conhecida por sua crescente indústria vinícola e paisagens impressionantes. Oferece diversas atividades ao ar livre, como caminhadas, esqui e rafting, além do contato com a natureza.
Qual é o salário-mínimo na Argentina?
Com relação ao salário-mínimo na Argentina, ele varia de acordo com o setor de atuação, o nível de experiência e a localização do trabalho. Atualmente, o valor oficial é de 202,8 mil pesos argentinos mensais, o que equivale a cerca de R$ 1.177 (março/2024, segundo o site Worldpackers).
Mas setores como tecnologia, serviços e finanças tendem a oferecer salários mais elevados, com maior demanda por profissionais qualificados nessas áreas.
Envie dinheiro com o app ou site da Western Union
Seja para familiares e amigos ou para sua viagem internacional, aproveite as plataformas digitais da Western Union. O processo é rápido e flexível, tornando a transferência mais simples no seu dia a dia. Envie remessas nas 24 horas do dia, nos 7 dias da semana para mais de 200 países e territórios.
Baixe o nosso app ou acesse o site e envie remessas para um destinatário ou para você mesmo e saque quando chegar no país. O pagamento pode ser efetuado via Pix ou transferência bancária 100% online.
Se você envia dinheiro online ao exterior, você pagará a partir de R$9,90 dependendo do lugar e do valor enviado, além da taxa de câmbio e impostos (IOF). Realize uma simulação e consulte os nossos Termos & Condições.