Qual o valor do IOF para uma transferência internacional?

Dinheiro By Western Union Ago 18, 2021

Você sabe quais são as taxas e tarifas que você paga quando envia dinheiro para o exterior? Um dos valores cobrados é o Imposto sobre Operações Financeiras, mais conhecido como IOF, um tributo federal brasileiro que como o próprio nome diz, é aplicado toda vez que acontece um tipo de operação financeira de crédito e também para transações que envolvem moedas estrangeiras.

Quer saber qual o valor de IOF cobrado nas transferências de dinheiro internacionais realizadas com a Western Union do Brasil ao exterior? Confira abaixo como isso funciona de acordo com a natureza da operação que, basicamente, é a razão pela qual você está enviando dinheiro:

Transferências realizadas para residentes e estudantes no exterior

Toda vez que uma transação de dinheiro for feita do Brasil para o exterior, o IOF será cobrado de acordo com o valor total e natureza da operação financeira.

Quando essa transferência internacional é realizada de um remetente brasileiro para um destinatário que reside ou estuda no exterior, o valor da alíquota aplicado será de 0,38% sobre a operação.

 

Transferência Internacional para mesma titularidade ou gastos no exterior

Quando a natureza da transferência internacional for de um remetente brasileiro para um destinatário no exterior de mesma titularidade, o valor do IOF para esta transação será de 1,1%.

Agora, se o objetivo da operação for para gastos em viagem no exterior, o valor do IOF também é 1,1% em cima do valor total da transferência internacional. Ou seja, para sua maior comodidade, ao realizar uma viagem internacional, existe a possibilidade de você planejar seus gastos e enviar dinheiro online pelo site WU.com ou pelo App WU® Brasil para retirada em uma loja Western Union no país de destino.

 

Transferência de encomendas internacionais

Caso a natureza da operação seja para encomendas internacionais, o valor do IOF será zero. Para isso, você deve selecionar corretamente essa opção no momento de enviar dinheiro pelo App ou site.

 

Qual o valor da tarifa de envio para transferência internacional online?

Ao enviar dinheiro para fora do Brasil através de nosso site WU.com ou pelo aplicativo App WU® Brasil, direto para uma conta bancária no exterior, o valor da tarifa de envio¹ é zero. Neste caso, haverá apenas a cobrança da taxa de câmbio e  do IOF de acordo com a natureza da operação escolhida, conforme explicado acima.

Mas se você preferir fazer sua transferência internacional para saque em dinheiro no exterior, em uma loja ou agente autorizado Western Union, o valor da tarifa será a partir de R$ 9,90, além do valor do IOF sobre a operação realizada e a taxa de câmbio correspondente ao país.

Por isso, lembre-se sempre: faça sua transação e compare sempre quanto o destinatário receberá no exterior. Esta é uma das melhores maneiras de comparar o valor total da sua remessa. Compare, faça  conta e escolha a Western Union.

¹Exceto para Argentina.

*A análise fiscal acima foi realizada em conformidade com a legislação vigente na data de sua postagem, podendo ser alterada de acordo com a normativa tributária.