O que é o IOF?

Dinheiro By Marcus Luiz October 18, 2021

Você sabe o que é o IOF? Esse termo tão comum quando se fala em transferência internacional de dinheiro, aquisição de produtos fora do país (online ou presencial), compra ou venda de moedas estrangeiras entre outros. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi criado em 1988 com o objetivo de regular a economia nacional. Isso quer dizer que, com a arrecadação desse imposto federal, o governo consegue criar índices e acompanhar as operações financeiras do país.

O IOF é pago por pessoas físicas e jurídicas nas movimentações financeiras e seu valor é variável, pois depende de cada tipo de operação. Vale lembrar que é sempre importante verificar o IOF nas transações internacionais para ter visibilidade do que está sendo pago e, assim, conseguir controlar as suas finanças. Veja a seguir quais os valores cobrados, por exemplo, para você fazer remessas internacionais com a Western Union, de acordo com cada serviço oferecido.

 

Qual o valor do IOF para transferências internacionais?

Quando você realiza uma transação de envio de dinheiro do Brasil ao exterior, o IOF é cobrado de acordo com natureza da operação, ou seja, o motivo pelo qual você está fazendo esta transferência. Com a Western Union, se você precisa enviar uma remessa para um destinatário que mora ou estuda em algum país estrangeiro, o valor da alíquota aplicado é de 0,38% para esta operação.

Agora, se a natureza da transação internacional for de um brasileiro para uma pessoa no exterior de mesma titularidade, o valor do IOF será de 1,1%. A mesma taxa será cobrada quando o objetivo do envio de dinheiro for para gastos em uma viagem internacional, em cima do valor total da transferência. Por fim, caso você precise realizar uma operação de encomenda internacional, o valor do IOF será zero, ou seja, sem cobrança, basta selecionar corretamente esta opção no momento do envio.

Para saber mais sobre como funciona o IOF para esses envios de dinheiro pela Western Union, confira mais informações clicando aqui.

 

Quanto custa enviar dinheiro online ao exterior com a Western Union?

Enviar dinheiro com a Western Union é muito simples e cômodo, pois você pode realizar toda a operação pelo site WU.com ou WU® Brasil. Para transações efetuadas através desses dois canais digitais diretamente para uma conta bancária do destinatário no exterior, não é cobrada a tarifa de envio, o valor é zero (exceto para contas na Argentina). Você só vai precisar pagar a taxa de câmbio e o IOF.

Além disso, também há a opção de fazer uma transferência internacional para saque em dinheiro em uma loja ou agente autorizado Western Union no exterior. Neste caso, o valor cobrado da tarifa será a partir de R$ 9,90 – além da taxa de câmbio e o IOF. A dica, neste caso, é lembrar sempre de fazer uma comparação do valor total que o destinatário receberá no exterior antes de qualquer transação de envio de dinheiro.

Conheça hoje mesmo todos os serviços da Western Union. Consulte o nosso site WU.com ou baixe nosso aplicativo WU® Brasil. Faça o seu cadastro clicando aqui.

Para consultar os Termos & Condições do serviço, clique aqui.