Evite ser queimado by estes golpes de verão

Dinheiro By April Payne Julho 14, 2022

Entre férias em família, festas na piscina com amigos, fins de semana na praia e compra de ingressos para jogos de bola e shows, o verão é muitas vezes a estação da espontaneidade. No entanto, certifique-se de manter sua segurança na sua mente, mesmo quando você fizer planos por capricho. Enquanto você está imaginando alguns meses de excitação, os golpistas estão fazendo o mesmo. Leia sobre os golpes e o que você pode fazer para evitá-los.

  1. Golpe de Aluguel de imóveis – Golpes de aluguel acontecem quando um suposto proprietário de imóvel se deturpa, uma casa alugada ou os termos e disponibilidade de um imóvel alugado com anúncios falsos e respostas sem sentido. Os preços dos aluguéis variam de acordo com muitos fatores, como número de quartos, comodidades e localização, por isso sempre desconfie de qualquer casa, apartamento ou aluguel de férias que seja oferecido com um desconto profundo.
  2. Golpe de Compra na Internet – Quando você está comprando ingressos para um show, festival de comida, evento esportivo ou show ao vivo, fique atento a vendedores falsos, ofertas suspeitas de mercado online e sites de terceiros inseguros. Compre apenas bilhetes através de sites verificados e aplicativos de revenda, caso contrário você pode acabar gastando dinheiro em bilhetes falsos que nunca aparecerão em sua conta.
  3. Golpe do Emprego – Golpes de emprego são um problema em todas as temporadas, mas aparecem com mais frequência durante o verão, quando adolescentes, estudantes universitários e professores estão fora da escola e em busca de emprego sazonal. Os golpistas anunciam empregos onde empregadores legítimos fariam, como quadros de emprego online, contratação de sites ou até mesmo através de anúncios de TV e rádio. Lembre-se, um trabalho legítimo vai te pagar, não o contrário. Se um empregador solicitar que você transfira dinheiro para sua conta por qualquer motivo, provavelmente é um golpe.

Como você pode ajudar a se proteger desses golpes?

  • Nunca mande dinheiro para alguém que não conheceu pessoalmente. Não importa se você acredita que está enviando dinheiro para o depósito em um imóvel alugado, um pedido de emprego ou oportunidade, ou para comprar bilhetes de alguém online, você nunca deve enviar o pagamento através de uma transferência de dinheiro.
  • Observe correspondências ou anúncios mal escritos que contenham erros ortográficos, uso inadequado da linguagem ou formatação incomum.
  • Desconfie de ofertas que são boas demais para serem verdade. Sempre faça sua pesquisa sobre preços comparáveis e verifique primeiro.
  • Tenha cuidado com pedidos de informações pessoais e métodos de pagamento incomuns.

Se você ou alguém que você conhece foi vítima de um desses golpes e enviou dinheiro usando a Western Union, denuncie-o imediatamente ligando para a linha de fraude específica do seu país encontrada aqui.

Encontre mais informações sobre golpes e como se proteger visitando o Centro de Defesa do Consumidor da Western Union.