Quando se trata de estudar e reter conhecimento, a organização é um ponto primordial. Com uma rotina de estudos bem planejada, é mais fácil alcançar o máximo de aproveitamento, distribuindo o conteúdo de forma equilibrada e dando atenção às áreas que demandam mais prática ou concentração.
Esse planejamento também permite que você faça o uso inteligente do seu tempo, evitando acúmulos de tarefas e o estresse das revisões de última hora. Além disso, a organização ajuda a criar um hábito e uma relação mais leve com os estudos, transformando-os em parte da rotina e não uma obrigação pontual.
Então, não é muito melhor? Mas você deve estar se perguntando como começar a fazer isso. Por isso, a Western Union preparou este artigo com técnicas de estudos para você já colocar em prática. Confira a seguir.
Conheça 15 técnicas de estudos para organizar seu dia a dia
Organizar seu dia a dia de estudos permite que cada parte do conteúdo esteja em seu lugar e os horários, por sua vez, sejam bem definidos. Assim, o aprendizado se torna progressivo e mais satisfatório, além de contribuir para um sentimento de controle sobre ele. Agora, veja as técnicas que preparamos a seguir:
1 – Pomodoro
Nessa técnica você deve separar 25 minutos para estudar de maneira contínua, sem interrupções. Após esse tempo, descanse por 5 minutos. Repita esse ciclo várias vezes para que o cérebro descanse e você assimile o conteúdo estudado.
2 – Mapas mentais
Se você tem um raciocínio mais visual, a técnica de mapas mentais pode ser muito indicada. Desenhe um mapa ou esquema com as principais ideias do conteúdo e, depois, você poderá consultá-lo para relembrar os temas que está estudando.
3 – Autoexplicação
Com essa técnica você se imagina como um professor e “prepara a sua aula”. Fale sobre o conteúdo em voz alta como se estivesse realmente ensinando alguém. Uma dica é fazer isso em frente ao espelho.
4 – Estudo intercalado
O estudo intercalado é uma boa técnica para não cansar o cérebro, seja por uma única disciplina ou tema, intercalando por dia da semana.
5 – EPL2R
As siglas dessa técnica (E: explorar; P: perguntar; L: ler; 2R: rememorar e repassar) representam as etapas que você precisa seguir nos estudos.
Portanto, explore todo o conteúdo disponível, em seguida levante as perguntas sobre o tema e depois faça a leitura dos materiais em busca das respostas. Por fim, rememore e repasse os questionamentos e respostas para fixar tudo que aprendeu.
6 – Testes práticos
Com essa técnica você vai praticar exercícios para se preparar para uma prova buscando provas de anos anteriores ou simulados na internet.
7 – Uso de áudios
Use o celular para gravar leituras dos conteúdos em voz alta e logo depois ouça os áudios várias vezes para fixar o aprendizado. Otimize tempo escutando esse material durante um deslocamento de ônibus, tomando banho, lavando louça etc.
8 – Mnemônico
Essa técnica utiliza frases engraçadas, rimas ou músicas que ajudam na memorização de conteúdo. É um tipo de “macete” ou gatilho mental que facilita na hora de lembrar de forma mais rápida de informações importantes.
9 – Releitura
Para seguir esta técnica, você deve ler os conteúdos impressos e usar um marcador de texto, caneta ou lápis sublinhando os pontos mais importantes. Em outro momento, leia o conteúdo novamente priorizando o que você destacou.
10 – Construção de tabelas
Com essa técnica você pode agrupar conceitos e construir tabelas. Essa forma de organização ajuda a memorizar com mais facilidade, por exemplo, os temas principais que você está estudando ao destacar palavras-chave.
11 – Resumos
Não podíamos deixar de mencionar a técnica do resumo, que é tão tradicional e eficaz. Basta ler os conteúdos e escrever textos resumidos com suas próprias palavras. Para fixar, depois leia todos esses resumos.
12 – Simulações cronometradas
Essa técnica é muito utilizada para fazer apresentações de trabalho. Você prepara a apresentação e faz um ensaio cronometrado. Assim, você consegue organizar o seu tempo dentro do que foi estipulado.
13 – Prática distribuída
Na prática distribuída você vai dividir seus conteúdos ao longo do tempo, ou seja, vai estudar um pouco por dia e não deixar tudo para a última hora.
14 – Flashcards
Para seguir esta técnica, basta criar cartões com uma pergunta escrita na parte da frente e a resposta na parte de trás. Depois, coloque-os numa caixa e retire um por vez de forma aleatória para ler e responder, conferindo no verso se a resposta está correta.
15 – Fichamento
Os fichamentos são sínteses esquemáticas e, para seguir essa técnica, você deve fazer uma leitura atenta do conteúdo e reorganizar as informações com suas palavras. Dessa forma será mais fácil de assimilar e compreender o que foi lido.
Gostou das técnicas de estudos? Com uma rotina estruturada, você é capaz de acompanhar seus progressos, identificar pontos de melhoria e manter a motivação em alta. Esse cuidado é fundamental para quem quer ter um processo de estudos mais eficiente e, claro, obter resultados melhores.
Envie dinheiro ao exterior com a Western Union
Com o app ou site da Western Union Brasil, você pode enviar dinheiro a mais de 200 países e territórios sempre que precisar. É rápido e conveniente. E você ainda pode transferir remessas tanto para destinatários quanto para sua viagem – envie o valor que deseja ainda no Brasil e saque quando chegar no destino.
Caso transfira a remessa para uma conta bancária (quando disponível), a tarifa de envio não será cobrada – o custo é zero R$ 0 (exceto para Argentina). Se você ou o destinatário preferir sacar o dinheiro em espécie, o valor a ser pago será a partir de R$ 9,90. Faça agora mesmo uma simulação nos nossos canais digitais.
Consulte os nossos Termos & Condições.