Viajar para a Europa está prestes a mudar. A partir deste ano, turistas de 60 países, incluindo o Brasil, precisarão solicitar o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem) antes de embarcar.
Essa nova exigência tem como objetivo reforçar a segurança e facilitar o controle de fronteiras nos países que fazem parte do Espaço Schengen, garantindo uma experiência mais tranquila para visitantes e residentes. Mas fique tranquilo, o processo para obter a autorização será simples e totalmente online.
Além disso, o ETIAS não substituirá o visto, mas será necessário para viagens curtas de turismo, negócios ou trânsito, com duração máxima de 90 dias dentro de um período de 180 dias. Quer saber mais? Continue lendo esse artigo.
O que é ETIAS?
O ETIAS é uma autorização digital criada pela União Europeia com o objetivo de simplificar o processo de entrada de viajantes no Espaço Schengen. Além disso, espera-se ter mais segurança e que os trâmites de migração sejam mais eficazes, ajudando ainda no controle de fronteiras.
Todos os solicitantes do ETIAS serão investigados de forma individual através do cruzamento de informação de diferentes bases de dados de segurança internacionais. Assim, as entidades europeias podem identificar potenciais riscos e tomar decisões, assim como acelerar o processo de aprovação de entrada de viajantes.
O ETIAS será obrigatório para todos os viajantes de países isentos de visto fora do Espaço Schengen para viagens de turismo, negócios ou trânsito de curta duração, ou seja, no máximo 90 dias dentro de um período de 180 dias.
Como pedir o ETIAS?
O processo de solicitação do ETIAS é completamente online e simples. Portanto, o viajante poderá fazer o pedido quando e onde quiser – sem necessidade de comparecer ao consulado ou à embaixada.
Além disso, o formulário facilita o processo. Você só vai precisar fornecer seus dados pessoais, como nome completo e data de nascimento, além do número do passaporte e o motivo da entrada no Espaço Schengen.
Estima-se que, na maior parte dos casos, o ETIAS levará até 48 horas para ser emitido pela plataforma online – em alguns casos poderá demorar até 72 horas. Já o formulário demorará entre 10 e 15 minutos.
Quanto tempo dura e qual é o valor desta autorização?
A duração do ETIAS é de três anos ou até caducar o seu passaporte. Portanto, você não precisa repetir o processo sempre que quiser visitar um país do Espaço Schengen durante o tempo que ele for válido.
O valor do ETIAS é de 7€ através de cartão de crédito ou débito – para todos os maiores de 18 anos. Os menores de idade estarão isentos desse pagamento. Vale lembrar que o ETIAS não é um visto, mas apenas uma permissão online.
Para quais países será obrigatório solicitar o ETIAS?
Após obter a permissão, os turistas poderão circular livremente entre os países do Espaço Schengen, de acordo com a tabela a seguir:
Países que será obrigatório solicitar o ETIAS:
| Alemanha – Áustria – Bélgica – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtenstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Noruega – Polônia –Portugal – República Tcheca – Suécia – Suíça – Mônaco – San Marino – Vaticano |
Quando o ETIAS entra em vigor?
O anúncio da obrigatoriedade do ETIAS vem sendo feito pelos países do Espaço Schengen há alguns anos, mas já foi adiado diversas vezes. A previsão agora é de que a autorização passe a ser exigida a partir de maio de 2025. No entanto, o sistema ainda não está ativo para que ela seja solicitada.
Para mais informações, consulte o site oficial.
Envie dinheiro ao exterior com a Western Union Brasil
Com o aplicativo ou o site da Western Union você envia dinheiro tanto para destinatários quanto para sua viagem internacional. Você só precisa transferir a quantidade que precisa e receber quando chegar no país. A transação é fácil, rápida e intuitiva. São mais de 200 países e territórios disponíveis.
Realize a simulação nos nossos canais digitais e descubra a melhor forma de envio. Consulte também os nossos Termos & Condições.