Ano Novo Chinês e as tradições chinesas

Seja global By Marcus Luiz March 23, 2021

Na tradição chinesa, a entrada do novo ano acontece com muita festividade e rituais interessantes. Quer conhecer um pouco mais? Acompanhe aqui no blog da Western Union®.

Quando começa o Ano Novo Chinês?

Seguindo sua tradição do calendário lunissolar, o novo ano para os chineses se inicia quando a primeira lua nova do ano se aproxima do sol no décimo quinto grau de aquário. É por este motivo que o Ano Novo Chinês é comemorado a cada ano em datas diferentes.

Conhecido também como Festival das Primaveras, por celebrar o início da estação e a vida nova, o Ano Novo Chinês é um feriado muito importante para os chineses, sendo celebrado com muita festividade, o famoso desfile do leão e dragão e rituais que duram cerca de duas semanas.

 

Quais as principais tradições chinesas.

Na China, existe uma preparação toda especial para a recepção do novo ano. As ruas, casas e edifícios são enfeitadas nos tons vermelho e dourado por representarem a transformação, movimento e vida. Um dia antes da virada, os chineses limpam e organizam suas residências, empresas e comércios para a chegada do Ano Novo. E é normal encontrar tiras vermelhas nas portas de entrada, pois nelas constam escritas em tinta preta os desejos para os próximos meses.

Uma das tradições é a reunião de membros familiares, que vem de longe para o jantar que é considerado o mais importante do ano. Na ceia, não pode faltar o peixe que simboliza a prosperidade e também o bolo de arroz, para atrair bons empregos a quem deseja.

Outro costume que não pode faltar é o presente que os mais velhos da família entregam aos mais jovens. E este presente é específico: um envelope com um valor par em dinheiro. A quebra dessa tradição para os chineses pode representar pouca fortuna ao longo do novo ano.

E para não quebrar a tradição, quem está no Brasil também pode felicitar seus entes queridos ou um amigo enviando dinheiro online para a China. Com a Western Union é possível fazer uma transferência de dinheiro de nosso site WU.com ou pelo App WU® Brasil.

 

Western Union e Alipay: novidade! Como funciona?  

Enviar dinheiro do Brasil para contas de usuários Alipay na China é simples e fácil! Você pode acessar o nosso site WU.com ou baixar o App WU® Brasil, realizar um rápido registro e começar a sua remessa online de dinheiro. Para isso, selecione “China” como país do destinatário, escolha a opção “Alipay” como forma de recebimento e “transferência bancária” em como você gostaria de pagar a transação aqui no Brasil. Ah, com essa opção, a tarifa¹ de envio é R$ 0. Pronto! Agora, basta transferir o valor da sua transação para a conta da Western Union, que aparecerá no final da transação. Lembre-se também de informar o número de MTCN ao seu destinatário. Se preferir, você ainda pode enviar do Brasil para contas bancárias na China ou para saque em dinheiro em um local Western Union no país.

¹A Western Union também obtém receita com o câmbio de moedas. Para consultar as demais tarifas, acesse o site ou o aplicativo da Western Union.

Para consultar os Termos & Condições do serviço, clique aqui.