Você sabe o que é um IBAN?

Andando por aí By Marcus Luiz Julho 2, 2021

Quem precisa enviar dinheiro para o exterior já se deparou com um código chamado IBAN –  International Bank Account Number em Inglês, que pode ser traduzido como Número de Conta Bancária Internacional, que trata-se de um sistema de numeração internacional desenvolvido para identificar uma conta bancária no exterior.

 

Como o IBAN funciona?

O  IBAN consiste em um código de país de duas letras, seguido por dois dígitos de verificação e até trinta e cinco caracteres alfanuméricos. Esses caracteres alfanuméricos são conhecidos como o número básico da conta bancária (BBAN).

Cabe à associação bancária de cada país determinar qual BBAN será escolhido como padrão para as contas bancárias daquele local. Por enquanto, os bancos europeus têm utilizado o IBAN, embora a prática esteja se tornando popular em outros países.

 

Quem usa o IBAN?

O IBAN foi criado para facilitar os pagamentos eletrônicos entre bancos na Zona do Euro. Desde então, ele se expandiu em todo o mundo, embora nem todos os bancos e nem todas as regiões tenham aderido ao padrão e você ainda possa precisar de um sistema alternativo como o SWIFT.

Os países da América do Norte, Austrália e Ásia não usam o IBAN para transferências domésticas de dinheiro e só o farão ao enviar um pagamento para um país que adotou o IBAN, por exemplo.

 

Exemplos de países que usam o IBAN

País            Número de caracteres     Exemplos fictícios de IBAN (não inclua espaços ou hífens)

Áustria          20                                     AT611904300234573201

Bélgica          16                                      BE68539007547034

Dinamarca   18                                      DK5000400440116243

Alemanha     22                                     DE89370400440532013000

Itália              27                                     IT60X0542811101000000123456

Portugal        25                                     PT50000201231234567890154

Espanha        24                                     ES8023100001180000012345

IBAN

 

Como posso obter um IBAN?

Você pode solicitar um IBAN se for cliente de um banco em uma região que usa o sistema, que disponibiliza essa informação no internet banking.

Outro caminho é usar um gerador do código, como o disponível no site IBAN Generator. Neste procedimento, basta colocar o número de sua agência, conta (com dígito) e escolher o seu banco.

Observe que, se o IBAN estiver ausente ou incorreto, uma cobrança pode ser aplicada pelo banco receptor e sua transferência pode ser rejeitada. Além disso, ele só pode ser usado para receber pagamentos e não para fazer saques.

Caso precise do código IBAN para realizar uma transferência ao exterior, você também pode solicitar o número diretamente ao destinatário e dono da conta.

 

Na hora de transferir dinheiro para o exterior, conte com a Western Union.

Você pode enviar dinheiro do Brasil para a Europa de maneira totalmente online com a Western Union. Para isso, acesse nosso site WU.com ou baixe o App WU® Brasil, clicando aqui.

O processo é simples e você nem precisa sair de casa. Para começar, faça o seu cadastro e, em seguida, escolha para qual país deseja enviar o dinheiro. Inclua o valor total a ser enviado em reais, e selecione a forma como o seu destinatário receberá a transferência no exterior, direto em uma conta bancária ou em uma loja Western Union. Você pode consultar a lista de países disponíveis, assim como os serviços, diretamente em nosso app ou site.

Para realizar o envio do Brasil ao exterior de maneira online, você deve selecionar a opção de pagamento como “Transferência Bancária”. Os dados bancários para pagamento da sua transação vão aparecer ao final da operação. Para concluir, faça o pagamento do valor total informado na transação*.

Agora, é só anotar o número de identificação da transação (MTCN) e repassar ao destinatário para acompanhar o andamento do envio de dinheiro online.

É fácil, rápido e online!

*Confira o valor total da transação com as tarifas e impostos.

Para consultar os Termos & Condições do serviço, clique aqui.