Tem atenção a estas burlas. Não te deixes enganar por emergências falsas!

Brasil By Western Union May 13, 2025

Olá! Conhecemos a sensação do quão assustador e desgastante é quando surge algo urgente, especialmente se alguém te liga sobre isso. Os burlões gostam de tirar partido desse instinto para ajudar e fazem de tudo para te enganarem a dar fundos.

Seguem-se algumas burlas de emergência comuns às quais tens de ter atenção:

1.Burla de imigração
Tratar de todo o processo de vistos ou cidadania pode ser complicado e os burlões sabem disso. Vão ligar-te a fingir que são funcionários dos serviços de imigração e alegar que há um problema com a tua documentação. Vão ameaçar-te com deportação, a não ser que envies fundos imediatamente.

Tem em atenção que os verdadeiros serviços de imigração nunca te vão ligar nem pedir detalhes pessoais por telefone. Se alguém te pedir fundos e faz ameaças, desliga a chamada! Se alguma vez receberes chamadas destas, consulta o website oficial dos serviços de imigração para confirmar os passos seguintes. Para saber mais sobre este tipo de burla, consulta o nosso blogue sobre fraudes de imigração.

2. Burla de apropriação de e-mails empresariais
Esta é traiçoeira! Os burlões fingem ser alguém do teu trabalho, como um chefe ou um colega, e pedem-te que envies fundos para uma “despesa comercial”. Podem parecer totalmente legítimos, mas é tudo um truque.

Se receberes repentinamente um pedido de fundos por alguém do trabalho, confirma com essa pessoa ou com outra pessoa do escritório antes de efetuar qualquer ação. Os burlões dependem que ajas rapidamente sem pensar. Por isso, pensa bem e certifica-te de que é real.

3. Burla fiscal
A época fiscal pode ser desgastante e os burlões sabem disso. Vão ligar-te a fingir que são do governo, indicando que deves dinheiro e ameaçando prender-te se não pagares imediatamente. Podem até pedir uma transferência de fundos!

O problema é que as agências governamentais praticamente nunca te ligam sobre os teus impostos. Enviam cartas oficiais por correio, não enviam mensagens de texto, e-mails nem te ligam. Se alguém te exigir um pagamento imediato, é uma burla. Verifica sempre antes de efetuar quaisquer pagamentos.

4. Burla do avô
Esta burla visa pessoas mais velhas, especialmente avós. O burlão finge ser um membro da família com problemas e diz que necessita urgentemente de fundos para pagar uma fiança ou contas médicas.

Mas não há qualquer emergência! O verdadeiro neto está em segurança. O burlão só quer os fundos. Se alguma vez receberes uma chamada como esta, não entres em pânico. Anota o número, mas não ajas imediatamente. Liga para o teu ente querido ou para outro familiar para te certificares de que tudo está bem. Para saber mais sobre este tipo de burla, consulta o nosso blogue sobre fraudes de imigração.

O que fazer se receberes uma chamada de burla:

  • Não ajas imediatamente. Respira fundo e pensa bem.
  • Anota o número, mas não envies fundos até verificares se é real.
  • Entra em contacto com a pessoa que o burlão alega ser ou com outros membros da família para verificar se é verdade.
  • Se a chamada soar suspeita, provavelmente é. Confia em ti!

Se fores vítima de burla, ou conheceres alguém na mesma situação, e enviares fundos através da Western Union, espera! Efetua uma denúncia assim que possível ligando para a linha antifraude da Western Union através do número 1-800-448-1492. É sempre melhor denunciar o problema e impedir que outras pessoas sejam vítimas do mesmo.

#BeFraudSmart: o conhecimento é poder! Tu consegues. Para obteres mais dicas e informações sobre como manter a segurança contra burlas de imigração, consulta o nosso website.