Protege-te nas tuas relações sociais – Previne-te contra burlas nas redes sociais

Brasil By Western Union May 29, 2025

Todos nós adoramos as redes sociais, não é verdade? É através delas que nos mantemos em contacto com os amigos, descobrimos novas ideias e partilhamos adoráveis fotografias dos nossos animais de estimação. Mas, por mais fantásticas que as redes sociais sejam, têm um inconveniente: os burlões. Eles andam por aí a tentar enganar as pessoas para que lhes deem dinheiro, informações pessoais ou, até mesmo, acesso às suas contas.

Por que razão precisas de te manter alerta nas redes sociais

De acordo com a Statista, 78% de todos os americanos têm uma conta numa rede social, e este número continua a crescer. São muitas pessoas e, à medida que as redes sociais crescem, o mesmo acontece com as burlas. Mas eis a boa notícia: com apenas alguns hábitos inteligentes e um pouco de know-how, podes evitar ser vítima de burla e continuar a divertir-te online. Vejamos agora como nos podemos comportar de forma mais inteligente e segura.

Está atento aos sinais de alerta

O primeiro passo para te manteres em segurança? Detetar uma burla antes que sejas apanhado desprevenido. Seguem-se algumas coisas a teres em atenção:

  1. Ofertas que são demasiado boas para serem verdade
    Alguma vez te deparaste com uma publicação que promete dinheiro grátis, um iPhone novo ou o emprego dos teus sonhos? Se parecer demasiado bom para ser verdade, é porque provavelmente é. Os burlões adoram essas ofertas vistosas porque lhes permitem captar a confiança das pessoas antes de lhes pedirem informações pessoais ou dinheiro.
  2. Urgência para agires rapidamente
    Muitas vezes, os burlões tentam apressar-te. Podem dizer: “Age agora ou a tua conta será bloqueada!” ou “Ganhaste, mas tens de reivindicar o prémio nos próximos 5 minutos!” Não te deixes enganar! Eles querem que ajas sem pensar.
  3. Ligações suspeitas
    Tem muito cuidado ao abrir ligações, especialmente se forem de alguém que não conheces. Os burlões enviam ligações falsas para te levar a dar-lhes as tuas informações ou a transferir conteúdo malicioso.
  4. Pedidos de amizade ou mensagens estranhos
    Se alguém que não conheces de repente quiser ser teu amigo e começar a falar de dinheiro ou a pedir informações pessoais, isso é um enorme sinal de alerta. Os burlões adoram criar perfis falsos para conquistar a confiança das pessoas.
  5. Contas falsas
    Por vezes, os burlões fingem ser alguém que conheces. Podem-se fazer passar por um amigo, um familiar ou, até mesmo, uma celebridade, e pedir dinheiro ou partilhar uma “oportunidade de negócio”. Se suspeitares de algo, confirma com a pessoa antes de agires.

Tipos comuns de burlas nas redes sociais

Agora que já conheces os sinais de alerta, falemos sobre algumas das burlas mais comuns que podes encontrar nas redes sociais:

Esquemas de phishing
Os burlões fingem ser alguém em quem confias (como o “Departamento de Apoio ao Cliente do Facebook”) e pedem-te que abras uma ligação para “verificar” a tua conta. Não o faças! Verifica sempre quem está a enviar a mensagem e nunca introduzas a tua palavra-passe num site suspeito.

Burlas de sorteios e lotarias
“Parabéns, ganhaste um iPhone!” Se alguma vez receberes uma mensagem como esta, é provável que estejas perante um esquema fraudulento. Querem que lhes dês informações pessoais tuas ou que pagues uma pequena taxa para reivindicares um prémio que não existe.

Burlas com investimentos e criptomoedas
Os burlões prometem dinheiro fácil a partir de “investimentos especiais” ou de “oportunidades com criptomoedas”. Pedem que lhes envies dinheiro para lucrares com um investimento, mas se o fizeres, nunca mais lhes pões a vista em cima.

Burlas românticas
Estas burlas são traiçoeiras. Alguém constrói uma ligação emocional falsa contigo online e, em seguida, pede-te dinheiro, alegando que está em apuros. Se alguém que nunca conheceste te está a pedir dinheiro, tem mesmo muito cuidado.

Burlas com lojas e sites de vendas falsos
Já alguma vez viste um website a vender artigos caros a um preço irrisório? Os burlões criam lojas falsas para roubar o teu dinheiro, e nunca receberás o produto que compraste. Verifica sempre os comentários, verifica o vendedor e utiliza métodos de pagamento seguros.

Burlas de empregos
Ofertas de trabalho demasiado boas para serem verdade (por exemplo, um salário elevado por pouco trabalho) são, geralmente, uma burla. Podem pedir-te que pagues uma taxa ou que partilhes informações pessoais tuas. As ofertas de trabalho legítimas não te pedem dinheiro adiantado.

Como te protegeres contra burlas nas redes sociais

Agora que já conheces os tipos de burlas, vejamos como te podes manter em segurança:

Pensa antes de clicares
Nunca abras ligações de pessoas que não conheces. Mesmo que pareça ser de um amigo, confirma antes de clicares. Os burlões podem hackear contas e enviar mensagens falsas.

Confirma a legitimidade antes de partilhares informações
As empresas fidedignas não pedem informações sensíveis nas redes sociais. Se não tiveres a certeza, contacta a empresa diretamente através do seu website oficial ou do seu número de telefone.

Utiliza autenticação de dois fatores (2FA)
A autenticação de dois fatores adiciona uma camada adicional de proteção às tuas contas. Mesmo que alguém obtenha a tua palavra-passe, não conseguirão entrar sem o segundo passo.

Verifica as contas e os websites
Se alguém se fizer passar por uma empresa ou uma figura pública, procura a marca de verificação azul (o distintivo de verificação). Além disso, certifica-te de que estás no website oficial antes de introduzires quaisquer informações.

Reforça as tuas definições de privacidade
Altera as tuas definições de privacidade para manteres as tuas informações seguras. Limita quem pode ver as tuas publicações e lembra-te de que, por vezes, os burlões recolhem informações a partir de perfis públicos para tornar as burlas mais credíveis.

Denuncia e bloqueia contas suspeitas
Se desconfiares de algo, denuncia! A maioria das plataformas de redes sociais permite-te bloquear burlões e denunciar contas falsas. Também podes denunciar burlas junto de entidades como o Internet Crime Complaint Center do FBI, a Federal Trade Commission, a Interpol e o Scamwatch, para enumerar apenas algumas.

O que fazer se suspeitares de uma burla

Se achares que estás perante uma burla, eis o que deves fazer:

  • Altera imediatamente as tuas palavras-passe.
  • Ativa a autenticação de dois fatores (se ainda não o tiveres feito).
  • Comunica a burla à plataforma de rede social e a quaisquer autoridades relevantes (como o teu banco ou agências de cibersegurança).
  • Monitoriza as tuas contas quanto a algo invulgar.
  • Informa os teus amigos da burla. Se aconteceu contigo, também poderá acontecer com outras pessoas.

Os burlões andam por aí, mas tens as ferramentas necessárias para te manteres em segurança. O truque é confiares nos teus instintos. Se algo te parecer suspeito, é porque provavelmente é. Tira um momento para pensares antes de agir, e lembra-te: és tu que estás no controlo!

Tu consegues! Se enviaste dinheiro através dos nossos serviços e achas que se trata de uma burla, consulta a nossa página de sensibilização para a fraude e liga para o número da linha de atendimento disponível no teu país. Mantém-te em segurança, mantém-te alerta!

#BeFraudSmart e desfruta do lado social da vida!