Todas as pessoas sonham com a vitória da lotaria que mudará as suas vidas, mas não comeces logo a escolher as tuas mansões. Os burlões têm como alvo preferencial os sonhos com as lotarias e os sorteios. Por isso, vamos falar sobre como detetar falsificações e manter o teu percurso financeiro no bom caminho.
Vamos começar por analisar o que são burlas de lotaria e sorteios, e os sinais de alerta aos quais tens de ter atenção.
O que são burlas de lotaria e sorteios?
As lotarias e os sorteios são semelhantes: ambos dão-te a oportunidade de ganhares um prémio, normalmente dinheiro.
Mas as lotarias são, geralmente, geridas por organizações governamentais ou de caridade, ao passo que os sorteios são geridos por empresas que se promovem a si próprias. Muitas vezes, as lotarias requerem uma comissão para participar, como a compra de um bilhete. A participação nos sorteios pode ser gratuita, mas pode exigir a compra de mercadoria para o efeito.
Ambas envolvem muita sorte, com os vencedores escolhidos aleatoriamente em promoções justas e legais.
Os burlões fazem-te acreditar que ganhaste um grande prémio numa lotaria ou num sorteio falso. Na maioria dos casos, os burlões pedem dinheiro, informações pessoais e outros materiais de valor, alegando que tudo isto é necessário para receberes o teu prémio.
Como podes superar os burlões?
Verificar, verificar, verificar. Tem cuidado, lê antes de enviar fundos ou partilhar quaisquer informações pessoais.
Existem alguns sinais de aviso importantes a ter em atenção no que toca a #BeFraudSmart para determinar se és um alvo de uma burla de lotaria ou sorteio. Se receberes qualquer tipo de notificação relativa a um prémio de lotaria ou de sorteio, dedica algum tempo a lê-la com atenção. Isto pode ajudar-te a detetar sinais de alerta e a protegeres-te de ser enganado.
Mais importante ainda: tem atenção a estes sinais de alerta de burla de lotaria e sorteios:
Sinal de alerta n.º 1: nunca compraste um bilhete de lotaria nem participaste em sorteios
Para ganhar uma lotaria ou um sorteio, tens de participar! As lotarias e os sorteios legítimos revelam todos os termos e condições para ganhar o prémio. Além disso, quando compras um bilhete de lotaria, normalmente, tens de consultar as notícias locais para saber os números vencedores, uma vez que a agência de lotaria não te irá contactar.
Geralmente, não forneces o teu endereço de e-mail ou outras informações de contacto aos vendedores de bilhetes de lotaria. Quando participas num sorteio, provavelmente, vais lembrar-te de o teres feito. Se receberes correio ou um e-mail direto sobre uma lotaria internacional de um país que não visitou, este é um sinal seguro de que se trata de uma burla.
Sinal de alerta n.º 2: exigir pagamento avançado para receberes o teu prémio
Um dos sinais de alerta mais comuns das burlas de lotaria é quando o burlão diz que tens de pagar algum tipo de comissão para receberes o teu prémio. Pode chamar a isto um imposto, uma taxa aduaneira, um custo de envio ou serviço, ou uma “retenção” indefinida. Em muitos casos, irá pedir para pagares esta comissão através de uma transferência bancária, de um serviço de transferência de fundos imediato, como a Western Union, um multibanco de Bitcoin ou com cartões de oferta e de débito pré-pagos.
As lotarias e sorteios legítimos não pedem dinheiro para receber o prémio. Também não irão pedir que envies fundos utilizando métodos de transferência destinados a pessoas que se conhecem. A Western Union e outros serviços de transferência de fundos permitem que as pessoas enviem fundos de forma rápida e fácil para pessoas que conhecem e em quem confiam. Os impostos legítimos (se existentes) são normalmente deduzidos do prémio e os vencedores não são convidados a enviar fundos para receber um prémio.
Sinal de alerta n.º 3: utilização de informações genéricas
Quando participas num sorteio, costumas fornecer o nome completo, o endereço para correspondência, o endereço de e-mail e o número de telefone. Se o e-mail ou a carta se dirigir a ti como “senhor”, “senhora” ou qualquer outra opção que não o teu nome, tem cuidado! Um sorteio legítimo em que tenhas participado saberia quem és.
Além disso, se dizem ser de uma grande agência de lotaria ou governamental ou de uma empresa, mas utilizam um e-mail gratuito, isto é sinal de um burlão.
Sinal de alerta n.º 4: envio de cheques não solicitados ou duvidosos
Se receberes um cheque não solicitado ou duvidoso por correio, especialmente de uma grande quantia de dinheiro, tem cuidado. Embora muitas lotarias ou muitos sorteios legítimos paguem através de cheque, normalmente tem interações oficiais com a empresa ou agência antes de receber um cheque. Os criminosos com esquemas de cheques falsos solicitam frequentemente que envies uma quantia significativa de fundos do cheque para um terceiro, depois de o depositar. Mais uma vez, o burlão pode alegar que este é para algum tipo de imposto ou comissão.
No entanto, o cheque é falso. Não te esqueças: apesar de o teu banco poder liquidar um cheque e disponibilizar os fundos, isto não significa que o dinheiro esteja à ordem! Muitas vezes, um cheque pode demorar entre 10 e 14 dias a liquidar e, quando se verificar que este não tem cobertura, ficarás sem o montante do cheque e os fundos que enviaste ao burlão ou aos seus agentes.
Sinal de alerta n.º 5: criar um falso sentido de urgência
Os burlões não querem que tenhas tempo para considerar as suas ofertas e determinar se são reais ou fraudulentas. Uma lotaria ou os sorteios reais esperam que levantes o teu prémio. Se houver um prazo para levantar um prémio, este estará indicado publicamente nos materiais de participação. Na maioria dos casos, as pessoas têm meses ou um ano para levantar um prémio de lotaria. No entanto, os burlões irão pedir que forneças, o mais depressa possível, informações privadas ou identificação, como uma cópia do teu passaporte e dos dados do teu cartão de crédito, normalmente através de um e-mail ou mensagem não protegidos. Vão pedir que efetues uma transferência de fundos o mais depressa possível ou que te dirijas a um multibanco de criptomoedas para lhes enviar fundos.
As agências de lotaria e as empresas de sorteios não exigem qualquer pagamento e nunca te pediriam para efetuar uma transferência de fundos. Isto é um estratagema para te pressionar a dar aos burlões o que estes querem sem ter tempo para pensar na legitimidade da lotaria ou do sorteio que estão a promover.
Muitas burlas de lotarias chegam até nós através de e-mail ou correio direto, mas os burlões utilizam uma variedade de táticas para te contactar. Estão aqui os sete tipos de contacto mais comuns que as burlas de sorteios utilizam.
1. E-mails de phishing
Neste método, recebes um e-mail não solicitado a anunciar que ganhaste a lotaria. Normalmente, o e-mail faz-se passar por uma agência governamental, uma empresa muito conhecida ou uma agência de sorteios. Pode ser utilizado um nome falso, como “Agência de Prémios da Lotaria Nacional”.
2. Correio direto
Alguns burlões enviam cartas físicas para tua casa, com logótipos e assinaturas forjados, para parecer mais legítimo do que as solicitações por e-mail. Por vezes, estas poderão até conter um cheque muito realista, mas falso.
3. Mensagens nas redes sociais
Os burlões podem enviar mensagens diretas através do Facebook, X, Instagram, TikTok ou de outras contas de redes sociais. Podem responder a publicações no YouTube, fazendo-se passar por criadores, para dizer que ganhaste um sorteio. Mais uma vez, vão tentar desviar rapidamente a conversa para uma exigência de dinheiro ou de informações financeiras privadas.
4. Perfis falsos de redes sociais
Da mesma forma, os burlões podem criar perfis falsos ou aceder a perfis legítimos nas principais redes sociais, plataformas de vídeo e websites semelhantes, para imitar lotarias ou sorteios reais. Podem imitar criadores de conteúdos que organizem sorteios. Presta atenção a perfis que, de repente, publicam conteúdo diferente do habitual ou que têm um número de seguidores muito inferior ao do website legítimo.
5. Telefonemas
Os telefonemas continuam a estar entre as ferramentas mais comuns utilizadas por burlões. Podes receber um telefonema de alguém que alega representar uma lotaria ou um sorteio. Irão exigir rapidamente que lhes transfiras ou envies fundos, compres cartões oferta ou te dirijas a um multibanco de Bitcoin para lhes enviar uma comissão para receberes o teu prémio. Irão tentar manter-te ao telefone, desencorajar-te de falar com membros da família ou com funcionários no banco e exigir que ajas imediatamente. As lotarias legítimas permitem sempre que as contactes novamente.
6. Mensagens SMS, de texto ou do WhatsApp
Podes receber mensagens SMS ou do WhatsApp de burlões a alegar que ganhaste uma lotaria e que tens de preencher um formulário num website. Na maioria dos casos, este é um website de phishing falso que pretende extrair as tuas informações pessoais. Como está a imitar outro website, podem solicitar o teu e-mail ou as tuas credenciais e palavras-passe de redes sociais ou da tua conta bancária online ou PayPal.
7. Anúncios pop-up do website
Tem cuidado com anúncios maliciosos, que podem penetrar numa rede de anúncios com o objetivo de te reencaminhar para um website de phishing. Podem ser criados outros websites para anunciar que “ganhaste um prémio” por visitares o website e, em seguida, ser-te pedido fundos, uma compra ou informações pessoais. Não ganhas sorteios através de um anúncio pop-up.
Não te esqueças: NUNCA envies transferências de fundos para alguém que não conheces ou que não conheceste pessoalmente. Estes são alguns dos sinais de aviso mais comuns de burlas de lotaria, bem como as formas mais frequentes de contacto utilizadas pelos burlões de sorteios.
Sabe mais sobre diferentes tipos de burlas e como os evitar.
Contacta a linha gratuita antifraude da Western Union no teu país através do nosso website ou visita a agência local da Western Union para comunicar uma burla. Vamos ser mais inteligentes e estar mais seguros juntos.
Tem em atenção:
Este blogue destina-se a partilhar informações gerais e não a prestar aconselhamento jurídico. Tentamos manter a precisão das informações, mas as regras podem mudar ou ficar desatualizadas. Se tiveres questões específicas, deves consultar um advogado ou especialista jurídico.