As burlas estão a tornar-se mais comuns. A melhor forma de uma pessoa se proteger é estar informada. Teres conhecimento ao que deves ter em atenção pode ajudar-te a evitar truques comuns e a sentires-te mais confiante ao atender chamadas e ao ler e-mails ou mensagens.
Neste blog, partilhamos dicas simples e claras para te ajudar a identificar e a evitar burlas. Saberás mais sobre os sinais de alerta a ter em atenção e o que fazer se algo parecer errado. Manter a segurança é mais fácil quando sabes o que esperar – e não estás sozinho!
O que é a “burla do avô”?
Uma burla comum que visa pessoas idosas chama-se “burla do avô”. Funciona da seguinte forma: um burlão telefona a uma pessoa idosa, normalmente à noite, e finge ser o neto. Poderá dizer algo como: “Estou com um problema. Estou preso numa cidade estrangeira e preciso rapidamente de dinheiro para pagar uma caução!” O burlão pede às pessoas idosas que não falem com mais ninguém, tornando a situação um segredo urgente. Infelizmente, muitas pessoas idosas acabam por enviar fundos ao burlão, para descobrir mais tarde que o neto nunca esteve em perigo.
Os burlões são bons a enganar pessoas. Sabem como tirar partido das emoções. Por exemplo, podem dizer “Avô, és tu?” e o burlão finge ser o neto. Os burlões querem que se aja rapidamente e que não se pense muito, por isso, tem sempre cuidado.
No final, quem recebe os fundos é o burlão e não o neto. Analisemos algumas das táticas mais comuns e formas simples de superar esta burla.
Burlas do avô: como identificar uma chamada de emergência familiar falsa.
Os burlões visam-te frequentemente com histórias urgentes e convincentes com o objetivo de pressionar a enviar rapidamente o dinheiro. Mas com o conhecimento e a preparação adequados, é possível superá-los. Segue as dicas abaixo para identificar burlões:
1. Faz perguntas que apenas a família consegue responder.
Uma boa ideia é ter uma lista de perguntas pessoais às quais apenas os membros da família conseguem responder. Perguntas como: “Qual foi o meu animal de estimação favorito na infância?” ou “Qual é o nome do meio da minha irmã?” Estas perguntas ajudam-te a certificares-te de que quem te está a ligar é realmente da família e não um burlão.
2. Confirma sempre antes de enviar fundos.
Se alguma vez receberes uma chamada como esta, não envies imediatamente os fundos. Anota o número de telefone e reserva um momento para ligares ou enviares uma mensagem ao neto para o número habitual para te certificares de que está bem. Também podes contactar outros membros da família para confirmar a situação.
3. Não tenhas pressa e pensa com cuidado.
Os burlões tentam fazer-te agir rapidamente para que entres em pânico, dizendo coisas como “Preciso do dinheiro agora!” ou “Não digas a ninguém!” Mas faz uma pausa antes de agir, respira fundo, mantém a calma e pensa bem. Não te apresses em tomar decisões.
4. Mantém-te alerta ao enviar fundos.
A Western Union é uma forma fiável de enviar fundos para familiares e amigos. No entanto, os burlões criam muitas vezes um sentido de urgência para pressionar as pessoas a fazerem transferências rápidas e secretas. Podem insistir para agires rápido e não falares com ninguém, na esperança de te apanhar de surpresa. Nunca tenhas pressa, faz perguntas e verifica antes de enviar fundos. É por isto que é tão importante confirmar qualquer emergência antes de enviar fundos para te certificares de que é real.
Com as informações certas e um pouco de preparação, podes proteger-te contra burlas.
Ao partilhares estas dicas, podes sentir-te com mais segurança e confiança quando te proteges contra fraudes. Mantém-te a par e, em conjunto, podemos parar as burlas!
Se receberes uma chamada destas, ou alguém que conheces a tiver recebido, e acabares por enviar fundos através da Western Union, comunica-o imediatamente. Podes contactar a linha antifraude local da Western Union. Para obter mais informações, acede ao nosso website.