Seres um cliente-mistério pode ser uma forma emocionante de ganhares um rendimento extra, enquanto partilhas valioso feedback. Mas, como acontece com muitas outras boas oportunidades, burlões tentam-se, por vezes, aproveitar dos ávidos compradores. A boa notícia? Se te mantiveres informado, podes proteger-te e ir às compras com confiança.
Neste blog, vamos dar-te a conhecer burlas de cliente-mistério comuns, ensinar-te a reconhecer sinais de alerta e partilhar contigo alguns passos simples para manteres o teu dinheiro e as tuas informações pessoais em segurança, porque se nos mantivermos atentos e nos protegemos uns aos outros, todos ganhamos.
O que são clientes-mistério?
Clientes-mistério são pessoas pagas por empresas para visitar as suas lojas, comprar artigos e dar feedback sobre a experiência de compras. Tal destina-se a ajudar as empresas a melhorar o seu serviço de atendimento ao cliente e os seus produtos. Trabalhos legítimos como cliente-mistério existem e podem ser divertidos, mas há burlões que tentam enganar as pessoas, fazendo com que efetuem pagamentos ou partilhem dados pessoais.
Como identificar uma burla de cliente-mistério
- Promessas de dinheiro fácil: Os burlões publicitam frequentemente dinheiro fácil em troca de apenas se fazer compras ou preencher inquéritos. Prometem muito dinheiro e de forma muito fácil. Se alguém te estiver a oferecer grandes recompensas sem que tal envolva qualquer trabalho a sério, encara-o como um sinal de alerta.
- Solicitar dinheiro antecipadamente: As empresas legítimas que trabalham com clientes-mistério nunca te irão pedir que efetues pagamentos para seres contratado ou iniciares o trabalho. Se te pedirem para pagares por formação, por produtos ou quaisquer outros custos antes de começares a trabalhar, é uma burla. Poderão dizer que se trata de uma “taxa de processamento” ou que precisas primeiro de comprar um produto, mas nunca deves pagar antecipadamente.
- E-mails ou websites não profissionais: Os burlões utilizam frequentemente websites ou endereços de e-mail que não parecem profissionais. Presta atenção a sinais como:
- Nomes de domínios desconhecidos ou com erros ortográficos, como mysteryshopper12345.com.
- E-mails que parecem estranhos, como os de fornecedores de serviços gratuitos de e-mail, como o Gmail ou o Yahoo, em vez de um endereço de e-mail da empresa.
- Ausência de dados de contacto ou websites de má qualidade.
- Ofertas que são demasiado boas para ser verdade: Se uma oferta parecer demasiado boa para ser verdade, é porque provavelmente é. Por exemplo, se uma empresa te promete 200 USD para fazer compras e escrever uma breve avaliação, é provável que seja uma burla. As empresas legítimas oferecem um pagamento justo pelo trabalho que fazes e, geralmente, não pagam tanto quanto alguns burlões prometem.
- Pressão para tomares rapidamente uma decisão: Frequentemente, os burlões pressionam-te para tomares rapidamente uma decisão. Poderão dizer-te que tens um tempo limitado para aceitar uma oferta ou que tens de agir naquele momento para garantires o teu lugar. Uma empresa real dá-te tempo para pensar. Por isso, não te apresses.
Como prevenir burlas de cliente-mistério
- Investiga: Pesquisa sempre a empresa que está a oferecer o trabalho de cliente-mistério. Procura avaliações online e verifica se outras pessoas já trabalharam com essa empresa. Se a empresa não tiver um website ou se tiver más avaliações, afasta-te.
- Nunca pagues para participar: As empresas legítimas que trabalham com clientes-mistério nunca pedem aos seus compradores para efetuarem pagamentos. Se te pedirem para pagares por formação ou quaisquer outros custos antecipadamente, é uma burla. Nunca deves ter de pagar para conseguir um trabalho ou uma oportunidade de fazer compras.
- Utiliza websites verificados: Cinge-te a websites conhecidos e fidedignos para conseguires trabalhos como cliente-mistério. Muitas empresas legítimas que trabalham com clientes-mistério têm os seus próprios websites, e podes também encontrar anúncios em portais de emprego fidedignos. Evita responder a ofertas de emprego que encontres em e-mails caídos do nada ou websites desconhecidos.
- Tem atenção aos sinais de alerta: Se reparares em qualquer um dos sinais de aviso acima, como promessas irrealistas, solicitações de pagamentos ou má comunicação, é melhor afastares-te. Confia nos teus instintos porque se parecer haver algo de errado, provavelmente há.
- Denunciar burlas: Se te deparares com uma burla de cliente-mistério, comunica-a às autoridades. Em muitos países, existem organizações que monitorizam burlas e ajudam a preveni-las. As denúncias ajudam a proteger outras pessoas de serem apanhadas na mesma armadilha.
Seres um cliente-mistério pode ser uma forma divertida e gratificante de ganhares algum dinheiro extra, mas tens de ter cuidado. Os burlões tentam-se aproveitar das pessoas, oferecendo oportunidades de emprego falsas e solicitando pagamentos. Se conheceres os sinais de alerta, fizeres uma boa pesquisa e confiares nos teus instintos, não serás vítima de burlas dessas. #BeFraudSmart. Para obter mais informações, acede ao nosso website.