As burlas de extorsão estão a tornar-se mais comuns e a ficar mais inteligentes. Mas não te preocupes: #BeFraudSmart. Podemos aprender como estas burlas funcionam e tomar medidas simples para nos protegermos. Neste guia, vamos explicar o que são burlas de extorsão, como funcionam e como podemos manter-nos em segurança.
O que é uma fraude de extorsão?
As burlas de extorsão acontecem quando alguém nos tenta forçar a dar-lhe dinheiro ou objetos de valor recorrendo ao medo ou tentando fazer-nos sentir constrangidos. Recorrem a truques para nos pressionar a ceder, jogando, muitas vezes, com as nossas emoções. O objetivo é fazer-nos pensar que não temos outra alternativa senão obedecer. Embora isto possa parecer intimidante, quanto melhor for o nosso conhecimento sobre como estas burlas funcionam, mais confiantes estaremos para nos protegermos.
Como funciona?
A extorsão desenrola-se da seguinte forma:
- Ameaças de danos: os burlões podem tentar pressionar-nos a enviar dinheiro ou a dar algo de valor, alegando que nos vão fazer mal a nós ou a alguém de quem gostamos.
- Revelação de segredos: podem alegar ter informações privadas ou embaraçosas que estão dispostos a revelar, a menos que lhes paguemos.
- Abuso de poder: alguns burlões tentam utilizar a sua influência para exigir dinheiro ou recursos, pressionando-nos a ceder.
Mesmo que estas ameaças possam parecer assustadoras, a chave é saber como detetar uma burla e evitar cair nela.
Embora estas situações possam ser intimidantes, o conhecimento é poder. Assim que souberes como detetar uma burla, serás capaz de te defender com confiança e evitar que te enganem.
Quais são os tipos de fraude de extorsão?
Existem diferentes tipos de fraude de extorsão. Vejamos os mais comuns:
- Extorsão física: acontece quando alguém diz que nos vai fazer mal ou causar danos aos nossos bens se não lhe dermos dinheiro ou objetos de valor.
- Ciberextorsão: os hackers podem entrar nas nossas contas online, roubar as nossas informações e exigir dinheiro para as reavermos ou para impedir danos adicionais.
- Extorsão financeira: os burlões têm como alvo as nossas finanças, ameaçando prejudicar o nosso crédito, divulgar informações sensíveis ou interferir em negócios, a menos que lhes paguemos.
Independentemente da forma, o traço comum é o facto de alguém nos pressionar a dar-lhe algo de valor devido ao medo de sofrer danos ou perdas.
Como nos podemos proteger da fraude de extorsão?
Aqui estão alguns passos que podemos dar para reduzir o risco e nos protegermos de burlas de extorsão:
- Mantém-te alerta
Se algo te parecer errado, confia nos teus instintos. Por norma, os burlões tentam criar um sentido de urgência ou prometer algo que parece demasiado bom (ou demasiado mau) para ser verdade. Se pararmos um pouco para pensar, há uma maior probabilidade de conseguirmos detetar a burla antes que cause danos. - Mantém as informações pessoais e financeiras em segurança
Eis como podemos manter-nos um passo à frente dos cibercriminosos:- Utiliza palavras-passe fortes e únicas para todas as contas e ativa a autenticação de dois fatores (2FA) para proteção adicional.
- Verifica regularmente os extratos bancários e de cartões de crédito. Define alertas para que possas receber notificações em caso de atividade invulgar.
- Tem cuidado com o que partilhas online. Evita publicar informações sensíveis, como informações financeiras ou moradas, nas redes sociais ou em websites não protegidos.
- Denuncia atividades suspeitas
Se alguma vez fores alvo de ameaças ou suspeitares de extorsão, é importante agir rapidamente. Contacta as autoridades locais ou o departamento de cibercrime do teu país. Eles têm a experiência necessária para nos orientar nestas situações. Se a extorsão envolver o trabalho, informa a tua entidade patronal para que possa ajudar a proteger-te a ti e à empresa.
Quanto mais depressa comunicarmos uma atividade suspeita, mais eficaz será a nossa defesa. Ao agirmos, não só nos protegemos a nós, como também ajudamos a evitar que outros sejam afetados. Para obteres mais informações relativamente à forma como te podes proteger contra fraudes, acede ao Centro de recursos sobre fraude da Western Union.
As burlas de extorsão podem ser intimidantes, mas com as precauções e os conhecimentos certos, podemos proteger-nos. Vamos manter-nos alerta, confiar nos nossos instintos e agir quando algo parece errado. Em conjunto, podemos garantir a segurança de todos e #BeFraudSmart!