Diga bon voyage às burlas: 12 dicas de viagem

Sensibilização para a fraude By Western Union Fraud Prevention Team August 1, 2024

Já alguma vez recebeu uma mensagem de texto, uma chamada ou um e-mail a prometer férias gratuitas ou baratas num destino turístico popular? Cuidado, este pode ser um exemplo de fraude de viagens. Pode acabar por pagar taxas ocultas, ou pior, descobrir que nenhum bilhete foi reservado, e é tudo uma burla.

As fraudes de viagens envolvem práticas enganosas e ilegais na indústria de viagens e turismo. Sendo as reservas fáceis e instantâneas, as burlas online de viagens estão a aumentar. Quer se trate de uma burla de agentes de viagens ou de websites falsos, é importante que saiba como identificar, evitar e comunicar estas burlas.

O mundo está à sua espera, mas os burlões também estão. Antes de fazer-se à estrada, verifique estas 4 burlas de viagens comuns:

Esquemas digitais: websites, aplicações e anúncios falsos

Os burlões criam websites de viagens ou anúncios falsos em websites autênticos para vender pacotes de férias, reservas de hotéis e bilhetes de avião “gratuitos”.

As aplicações de viagem clonadas estão a aumentar. Estas aplicações fraudulentas têm um aspeto muito semelhante a aplicações populares, como o TripAdvisor ou o Airbnb, mas roubam as suas informações pessoais para se fazerem passar por si.

Agências falsas: demasiado bom para ser verdade

Os agentes de viagens falsos podem oferecer-lhe promoções “exclusivas” a preços invulgarmente baratos, pedindo-lhe que reserve rapidamente. Estes agentes poderão também oferecer-se para atualizar ou acelerar o seu passaporte e visto.

Evite estas agências de viagens online, mesmo que esteja com pressa. Recorra sempre ao organismo governamental local para renovar ou emitir estes documentos.

Phishing: não seja fisgado

As ligações e os anexos desconhecidos podem ser utilizados por burlões para entrar no seu dispositivo. Depois, utilizam os seus dados pessoais para reservar voos, quartos de hotel ou para utilizar pontos de recompensa em seu nome.

Taxas de câmbio:  verdadeiras ou falsas?

Algumas agências de taxas de câmbio podem cobrar-lhe taxas extra, especialmente em pontos turísticos populares. Os burlões também podem representar autoridades de câmbio, roubando-lhe o seu dinheiro através da troca de notas falsas que parecem originais.

As férias existem para desfrutarmos de experiências memoráveis, mas, ao mesmo tempo, a segurança é uma das maiores prioridades. Seguem-se algumas sugestões para antes da viagem e durante a viagem, para que tudo corra bem e a sua carteira esteja segura em todos os momentos:

Preparação antes da viagem

✓ Verifique os comentários: para confirmar se um website ou aplicação é de confiança, consulte sempre as avaliações no Google e nas plataformas das redes sociais.
Diga não a custos ocultos: nunca pague antecipadamente por serviços adicionais antes da confirmação. Se não precisar de um serviço, basta recusá-lo, mesmo que aleguem que é “grátis”.
Solicite documentos de verificação: todas as agências de viagens legítimas têm um endereço de e-mail, um número de telefone e uma morada física. Se não tiverem todos os três elementos acima indicados, talvez não sejam fiáveis. Peça à agência de viagens as credenciais adequadas, os documentos de registo e a verificação antes de efetuar o pagamento.
Nunca transfira fundos: os burlões podem pressionar para transferir fundos urgentemente sob o pretexto de melhorar os seus lugares de avião ou de reservar quartos de luxo num empreendimento a um preço mais baixo.
Cartão de crédito e taxas de câmbio: os cartões de crédito são mais seguros do que os cartões de débito. Troque sempre o dinheiro no seu país de residência para evitar taxas mais elevadas. Em caso de dúvida, dirija-se sempre a um banco, uma vez que é mais fiável do que as agências privadas.
 Faça um seguro de viagem: faça uma apólice de seguro de viagem com tudo incluído que cubra as suas despesas médicas, perda de bagagem, taxas de cancelamento e atrasos. Conserve consigo os documentos de apólices e as informações de contacto da seguradora.
Compre um guia de viagem: faça sempre uma pesquisa minuciosa sobre o país para onde vai viajar. Também pode encontrar alguns guias de viagem específicos do país que indicam as burlas mais comuns aí praticadas.
Mantenha terceiros informados: antes de viajar, entre em contacto com o banco e informe-o sobre as datas de férias, os destinos e o cartão que vai utilizar. Lembre-se também de partilhar as informações de contacto da sua seguradora de viagem com amigos e familiares, caso se depare com uma emergência.

Estar alerta em movimento

• Alerta nas caixas multibanco: utilize caixas multibanco apenas em ruas movimentadas e bem iluminadas e em locais seguros. Não permita que ninguém espreite quando introduzir o seu PIN.
Confie no seu instinto: quer se trate de crianças de rua ou de estranhos que estejam a ser dramáticos ou insistentes, se algo parecer estranho, afaste-se pura e simplesmente.
Protetores de bolso: mantenha o seu passaporte, visto e outros documentos de identidade em segurança numa bolsa de cintura, num cinto de dinheiro ou no bolso interior do seu saco. Nunca deixe os seus documentos ao abandono em espaços públicos.
Acessórios essenciais: para evitar comprometer os seus dados privados, utilize os seus próprios cabos de carregamento. Caso necessite de utilizar uma estação de carregamento pública, utilize um bloqueador de dados USB. A alternativa mais segura é utilizar baterias portáteis para carregar os seus dispositivos durante uma deslocação.

Mantenha os seus dados seguros desativando a opção de transferência de dados do seu telemóvel. Evite também ligar-se a pontos Wi-Fi públicos gratuitos.

Depois de ter verificado todos os pontos acima, pode concentrar-se em criar memórias.

Agora, aproveite a sua próxima aventura!