Como o Natal é comemorado no mundo?

Uncategorized @pt By Western Union December 22, 2020

O final de ano está chegando e com ele o espírito natalino invade nossos lares. As comemorações do Natal são recheadas de comidas, presentes, enfeites e tradições pelos quatro cantos do mundo. E a Western Union traz para você algumas curiosidades de como o Natal é comemorado em outros países. Confira:

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a dedicação em decorar o lado externo da casa para a chegada do Natal começou em 1980 e se tornou uma tradição muito presente na cultura norte-americana. Dentro desta prática, um pinheiro é enfeitado, assim como nossas árvores de natal no Brasil.

A comemoração do Natal acontece apenas no dia 25 de dezembro e a ceia é realizada no almoço ou jantar desta data, com presunto, pernil e as famosas casinhas de biscoito de gengibre que também são parte da decoração.

Algo bem característico dos norte-americanos é pendurar meias grandes na lareira para o Papai Noel guardar os presentes.

Inglaterra

A ceia e troca de presentes na Inglaterra acontece no dia 25 de dezembro. Os ingleses comemoram o Natal realizando o Christmas Cracker, celebração em que dois membros da família quebram uma grande embalagem dourada, que tem dentro brinquedos, charadas ou coroas de papel para serem usadas pelos familiares durante a ceia.

A receita tradicional britânica para esta data é o Christmas Pudding, um bolo úmido recheado com frutas secas, especiarias e molho de conhaque. E para acompanhar eles fazem legumes e purê de batatas.

Uma curiosidade sobre como o Natal é comemorado na Inglaterra é que os ingleses, mesmo com as tecnologias, ainda mantêm a tradição de mandar cartões natalinos para seus entes queridos no final de ano.

Alemanha

O espírito natalino é bem presente na Alemanha. Os alemães confeccionam a “Coroa do Advento”, uma espécie de guirlanda com quatro velas, que são acesas uma a uma desde o início do mês de dezembro, simbolizando a luz trazida com o nascimento de Jesus.

Para a ceia é preparado um ganso recheado com castanhas, maças, farelo de pão, servido com repolho e bolinhos feitos com pão de batata. As bolachinhas de gengibre também são tradição por lá.

O nosso bom velhinho é substituído pelo San Nicolau e seus ajudantes, que distribuem doces no início do mês para as crianças que foram “boazinhas” durante o ano.

Canadá

Assim como os britânicos, os canadenses não comemoram a véspera de Natal. A ceia e toda tradição natalina acontece no outro dia. No Canadá existe o costume diferente para a troca de presentes: utilizam os ugly sweaters, aqueles suéters com temas natalinos. Há famílias que fazem até competições de qual casaco é o mais feio.

Uma bebida canadense que não pode faltar na ceia de Natal é o eggnog, feita com açúcar, creme de leite, noz moscada, ovos, baunilha, e, em alguns casos, acrescenta-se o conhaque.

Outra característica específica de como o Natal é comemorado no Canadá, são os shows de luzes e queima de fogos que acontecem em Ottawa, Toronto e Niagara Falls. Vale a pena conferir.

Bolívia

Na América Latina o espírito natalino também é muito presente. Uma, entre as particularidades de como o Natal é comemorado na Bolívia, é a tradição de iniciar a celebração no dia 24 de dezembro assistindo à Missa do Galo com oferendas, como a figura do Menino Jesus (item obrigatório).

As festividades se encerram oficialmente no dia 6 de janeiro, com a “la Epifania”, dia em que as crianças recebem os presentes, que são entregues pelos Três Reis Magos em sapatos deixados do lado de fora da casa.

Ainda na noite do dia 24, após a Missa, o prato típico consumido pelos bolivianos é a “picana”, uma sopa feita com carne de frango, carne de boi e cordeiro, acompanhada por batatas, mandioca e outros legumes. Já no dia 25, consome-se muito chocolate quente e os “buñuelos” (bolinhos fritos).

Colômbia

As celebrações natalinas na Colômbia começam a partir do dia 7 de dezembro, com o “Día de las Velitas”, tradição em que as pessoas se reúnem para acender velas, colocadas nas janelas das casas e lugares públicos, para fazer pedidos para o próximo ano.

Entre os dias 16 e 24 de dezembro inicia a “Novena de Aguinaldos”, momento em que as famílias se reúnem para rezar, fortalecer a espiritualidade, cantar músicas de natal e comer pratos típicos como os “buñuelos” e “la natilla”, flan feito com amido de milho, canela, coco ralado e manteiga.

Aqui, não é a figura do Papai Noel que traz os presentes, mas sim o “Niño Dios”, o menino Jesus, que recebe os pedidos por carta escritas pelas crianças.

E como você e sua família comemoram o Natal? Para reduzir a distância neste final de ano, entre você e seu ente querido que mora no exterior, a Western Union oferece o serviço de transferência de dinheiro internacional.

Você pode realizar sua transferência em uma loja ou correspondente mais próximo de você ou de forma 100% digital, acessando o nosso app ou site.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.

Baixar o app