Como morar no Canadá: confira dicas para imigrar

Cidadão global By Western Union Ago 26, 2021

Você já pensou em morar no Canadá? Esse é um dos países mais procurados pelos brasileiros quando o assunto é imigração, por conta das oportunidades de emprego e facilidade de legalização.

Além disso, o Canadá é uma boa alternativa para quem busca estudar inglês e francês, já que o país tem os dois idiomas como língua oficial. Confira as dicas da Western Union para você que quer ter uma residência permanente no país.

1 – Defina o objetivo

Quando você toma a decisão de morar em outro país é importante definir o objetivo. Você pode estar em busca de melhores oportunidades de emprego na sua área, fazer um curso universitário, explorar uma nova cultura ou para ter mais qualidade de vida.

A partir do momento que você sabe o verdadeiro motivo para ir morar no Canadá, vai ficar mais fácil planejar a sua viagem, ajudando, inclusive, a escolher a cidade mais adequada para ser o seu novo lar.

2 – Prepare-se para o processo de imigração

O Express Entry é o processo de imigração regulamentado pelo governo canadense e unifica todas as etapas para quem procura residência permanente no país.

Primeiro é importante checar em qual programa você é elegível, para depois preencher os formulários com todos os seus dados pessoais.

Após enviado, eles serão analisados por um sistema de pontuação com base em vários critérios, tais como: idade, domínio do idioma local, formação acadêmica, experiência profissional e comprovação financeira. A resposta do departamento de imigração sai em até seis meses.

Para criar o perfil no Express Entry você não pagará nenhuma tarifa. Porém, quando você receber a Invitation to Apply e fizer a sua inscrição completa, precisa pagar uma taxa de CAD$ 825,00* (oitocentos e vinte e cinco dólares canadenses) por adulto.

Caso tenha filhos, também é cobrada uma taxa adicional de CAD$ 225,00* (duzentos e vinte e cinco dólares canadenses) por criança. Depois, você ainda precisará pagar mais CAD$ 500,00* (quinhentos dólares canadenses) pelo Right of Permanent Residence Fee.

Esse é o processo mais conhecido para morar no Canadá, mas existem outros programas disponíveis no país. Por isso, faça uma pesquisa e veja qual se encaixa no seu perfil e necessidade.

3 – Faça os cálculos do custo para morar no Canadá

Além dos custos com visto, é importante entender o que você irá gastar com viagem e acomodação no país.

O custo de vida para uma pessoa solteira que decide viver no Canadá fica em torno de CAD$ 1.100,00 (mil e cem dólares canadenses) por mês (sem aluguel). O valor do aluguel varia bastante, pois depende muito do lugar e tipo de propriedade.

Porém, de acordo com o governo canadense, estima-se que os imigrantes gastem mensalmente cerca de CAD$ 350,00 (trezentos e cinquenta dólares canadenses) no aluguel de um quarto e CAD$ 2.000,00 (dois mil dólares canadenses) em uma casa grande.

4 – Escolha a cidade

A escolha da cidade para morar no Canadá é item fundamental porque ela precisa estar alinhada com os seus objetivos no país e condições financeiras.

Além disso, vale pesquisar os salários médios dentro da sua área profissional, estilo do lugar, clima, custo de vida e do aluguel, entre outros.

As cidades que costumam receber mais imigrantes são: Quebec e Montreal (geralmente escolhidas por quem fala francês), Toronto (maior cidade do Canadá), Vancouver, Calgary, Halifax, Ottawa (capital) e Hamilton.

Não esqueça que um bom planejamento financeiro também é algo fundamental para morar no Canadá.

Para enviar e receber dinheiro no país, você pode contar com o serviço de transferência internacional da Western Union.

De uma forma muito prática e totalmente online, você faz transferência de dinheiro aqui do Brasil e recebe numa conta bancária no Canadá ou retira em uma loja física da Western Union por lá.

Acesse o nosso site ou baixe nosso aplicativo para realizar sua transferência internacional. Faça o seu cadastro e consulte nossos Termos e Condições.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.​

Baixar o app