Burlas de telemarketing: mais inteligência, mais segurança, em conjunto

Cidadão global By Western Union May 28, 2025

O telemarketing é uma forma comum de as empresas promoverem os seus produtos e serviços. Embora algumas chamadas possam ser legítimas, é importante ter em atenção de que os burlões também utilizam o telemarketing como uma ferramenta para enganar as pessoas. Eis o que precisas de saber para manteres a segurança e aprenderes a superar estas burlas.

O que são burlas de telemarketing?

O telemarketing refere-se ao contacto telefónico para promover ou vender bens e serviços. Pode fazer parte de um plano, programa ou campanha concebido para entrar em contacto contigo. Algumas dessas chamadas são regulamentadas para a tua proteção. Conhecer os teus direitos e saber ao que se deve ter em atenção pode contribuir para te manteres um passo à frente das ofertas de telemarketing indesejadas ou desonestas.

Os burlões enganam frequentemente os consumidores com burlas que se assemelham a promoções genuínas. Estes burlões podem dizer-te que ganhaste um prémio, que és elegível para uma oferta especial ou que tens direito a uma recompensa para te induzir em erro. Muitas vezes, utilizam uma linguagem legítima e incluem logótipos da empresa para parecerem fidedignos. Depois de ganharem confiança, podem solicitar uma “taxa de processamento” ou detalhes pessoais, como informações de pagamento. A partilha destes detalhes pode resultar em roubo de identidade e prejuízos financeiros.

Como reconhecer e superar burlas de telemarketing

Infelizmente, as burlas de telemarketing são comuns, mas existem passos que podes tomar para manteres a segurança:

  • #BeFraudSmart: tem atenção a sinais de que a chamada pode ser uma burla, como mau uso da gramática, ofertas irrealistas ou autores de chamadas que te pressionam a tomar decisões rápidas. Evita sempre fornecer informações pessoais ou detalhes de pagamento por telefone, especialmente se não tiveres iniciado a chamada. As empresas legítimas não pedem esse tipo de informações a não ser que entres em contacto com as mesmas.
  • Não te deixes enganar por táticas de pressão: os burlões podem tentar apressar-te ou afirmar que ganhaste algo num concurso no qual nunca participaste. As ofertas legítimas demoram e permitem que penses com cuidado antes de decidir.
  • Conhece as leis: é ilegal que qualquer vendedor ou operador de telemarketing aceite pagamentos de consumidores dos EUA através de transferências de fundos relativamente a produtos ou serviços oferecidos ou vendidos através de telemarketing; Os vendedores que pedem pagamentos através de transferências de fundos estão a violar a lei. As empresas reais não te vão pedir que pagues antecipadamente impostos ou taxas para receber um prémio.
  • Evita transferências fraudulentas: a Federal Trade Commission (FTC) foca-se fortemente na identificação, na prevenção e na interrupção de transferências de fundos em numerário e de transferências de fundos de recarregamento de numerário iniciadas ou recebidas nos EUA como forma de pagamento por parte de vendedores ou operadores de telemarketing. Tem sempre cuidado e questiona os métodos de pagamento solicitados por operadores de telemarketing. Para obter mais informações, visita o website da FTC.

Assume o controlo: como elaborar um plano de ação para lidar com uma possível burla?

Se achas que foste vítima de uma burla de telemarketing, toma medidas imediatamente. Comunica-o à polícia local, ao Internet Crime Complaint Center do FBI ou à Federal Trade Commission (FTC). A FTC trabalha para proteger os consumidores ao impedir os burlões que utilizam indevidamente transferências de fundos em numerário.

Se enviaste fundos através da Western Union e suspeitares de uma burla, contacta a nossa linha antifraude através do número 1-800-448-1492 para obteres assistência imediata.

Tomar medidas rápidas pode contribuir para a tua proteção e a de outras pessoas contra burlas futuras.

Mantém-te alerta, confia nos teus instintos e comunica qualquer aspeto suspeito para superar e reconhecer estas burlas de telemarketing. Não te esqueças: é ilegal para os operadores de telemarketing aceitar transferências de fundos como pagamento de produtos ou serviços. Mantém-te a par para que estejas um passo à frente. Para mais informações sobre como #BeFraudSmart, visita o nosso website.