Tudo o que você precisa saber antes de fazer um mestrado no exterior

Seja global By Western Union Set 12, 2022

O mestrado é um curso universitário de modalidade stricto sensu que abre caminho para quem deseja atuar na área da pesquisa ou docência. No Brasil, existem muitos programas de qualidade, mas fazer o mestrado no exterior é uma oportunidade de ter uma experiência internacional, conhecer uma nova cultura e aprender mais um idioma.

No entanto, antes de dar início a esse processo, é importante pesquisar bastante para fazer escolhas que estejam alinhadas ao seu objetivo profissional. Vale destacar que, além do mestrado acadêmico, você também pode optar pelo mestrado profissional, mais focado na parte técnica e no mercado de trabalho.

Neste artigo da Western Union Brasil, iremos mostrar alguns passos do que fazer antes de iniciar o mestrado no exterior.

Veja como se preparar para fazer um mestrado no exterior

1 – Escolha a linha de pesquisa

Antes de escolher o curso e a universidade, é importante pensar o que você deseja estudar dentro da sua área de atuação. Esse será o seu núcleo temático, ou seja, o tema para o qual você será guiado durante a sua pesquisa. Separe mais de uma opção, de modo a ter mais chances na hora de se candidatar aos programas de mestrado.

2 – Escolha a universidade

Para escolher a universidade, verifique as notas nos rankings internacionais, como, por exemplo, o QS World University Rankings – por meio dele você tem acesso às melhores instituições de ensino do mundo. Faça uma lista com algumas opções e visite o site de cada uma delas para checar os cursos disponíveis na sua área e/ou interesse.

Depois, veja a grade curricular e avalie qual delas oferece o que você procura. Também se informe sobre os requisitos necessários para se candidatar ao mestrado. Muitas instituições, inclusive, exigem fluência no idioma local, então, esteja certo de que você atende todos os critérios.

3 – Escolha o país

Após selecionar algumas universidades, se elas forem de países diferentes, chegou a hora de decidir qual deles você vai escolher. Pesquise sobre o custo de vida, o clima, a gastronomia e a cultura. Alguns destinos que costumam receber bastante brasileiros são Estados Unidos, Portugal, Irlanda, Espanha, Inglaterra, Alemanha e França.

 

4 – Reúna os documentos necessários

Como mencionado, cada universidade tem os seus critérios e exigências para se candidatar ao curso de mestrado. Mas, no geral, elas pedem os seguintes documentos:

  • Curriculum vitae profissional e acadêmico;
  • Histórico escolar (graduação);
  • Carta de motivação;
  • Carta de recomendação;
  • Fluência no idioma local ou inglês (certificado de proficiência);
  • Documento de identificação (passaporte).

Com essas informações e documentos, você já consegue se preparar para fazer o mestrado no exterior. Lembre-se de acompanhar as datas dos processos seletivos, que ocorrem anualmente nas universidades internacionais. Além disso, reserve um tempo para pesquisar, guardar dinheiro e organizar toda a documentação.

Envie dinheiro para o exterior com a Western Union Brasil

Com a Western Union Brasil, você transfere dinheiro a mais de 200 países e territórios de forma rápida e 100% digital. Basta acessar o nosso site ou o aplicativo para realizar a transação online e, ainda, efetuar o pagamento via PIX. O serviço está disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Você também pode transferir dinheiro para o país que vai fazer o mestrado e receber quando chegar lá, sacando em uma de nossas agências parceiras. Outra alternativa é enviar a quantia diretamente para uma conta bancária internacional (verifique disponibilidade do serviço no nosso app ou site). Consulte os nossos Termos & Condições e aproveite as vantagens da WU Brasil.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.

Baixar o app