Dia dos Pais: quando é comemorado no mundo?

Seja global By Western Union Ago 5, 2021

No segundo domingo do mês de agosto nós celebramos o Dia dos Pais no Brasil. Aqui, a tradição teve início em 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering, que trabalhava como diretor de um importante jornal e rádio do país, criou a data.

No entanto, em outros países essa celebração costuma ser em dias diferentes. Vem conferir algumas curiosidades que a Western Union preparou para você:

Quando é comemorado o Dia dos Pais nos Estados Unidos?

O Dia dos Pais foi festejado pela primeira vez nos Estados Unidos em 19 de junho de 1910. A data surgiu devido à ideia de Sonora Louise Smart Dodd, que queria homenagear o seu pai, William Jackson Smart, junto com os seus irmãos. Desde então, a celebração passou a ser realizada todo ano no país.

O dia 19 de junho era a data de nascimento do pai de Sonora, que havia lutado na Guerra Civil Americana e criava os filhos sozinho após a morte da esposa, na cidade de Washington.

Com a população encantada pela atitude nobre da filha de Smart, rapidamente todos passaram a aderir à homenagem, que repercutiu para o restante do país.

Mas, a partir de 1966, houve uma mudança na comemoração, que ganhou uma nova data, passando para o terceiro domingo de junho – oficializada em 1972 pelo presidente Richard Nixon como feriado nacional.

Cerca de 70 países, como México, Argentina, França, Venezuela, Chile e Japão, costumam celebrar o Dia dos Pais na mesma data.

Quando é comemorado o Dia dos Pais em Portugal, Itália e Bolívia?

O Dia dos Pais em Portugal (ou Dia do Pai, como é conhecido por lá), Itália e Bolívia é celebrado sempre no dia 19 de março. A escolha dessa data tem origem na tradição católica desses países, que associam o dia de São José, marido de Maria.

Na Itália, é muito tradicional passar essa data saboreando doces típicos que variam de acordo com a região. No sul do país, por exemplo, o mais comum se chama Fritelle di San Giuseppe, que é um doce parecido com bolinho frito.

O Dia dos Pais em outros países

Na Rússia e na Alemanha não existe oficialmente um Dia dos Pais. Os alemães costumam celebrar a data, andando de bicicleta e fazendo piquenique, no dia da Ascensão de Jesus – o que varia muito, pois depende de quando cai a Páscoa no calendário.

E os russos festejam em 23 de fevereiro, conhecido como Dia do Defensor da Pátria. Ou seja, não há o Dia dos Pais propriamente dito.

Neste Dia dos Pais brasileiro, aproveite para presentear o seu pai de onde você estiver enviando dinheiro pelo site ou pelo aplicativo da Western Union Brasil. Assim, mesmo distante, você poderá comemorar essa data especial, enviando dinheiro online para os Estados Unidos, Espanha, países da América Latina, entre outros.

O seu pai poderá receber o dinheiro em conta bancária (quando disponível) ou retirar em uma loja física da Western Union ao redor do mundo.

É simples e prático. Acesse o nosso site ou baixe o nosso aplicativo para realizar sua transferência internacional. Faça hoje mesmo o seu cadastro e aproveite.

Envie dinheiro online com o app da Western Union®.​ ​

Baixar o app