Western Union COVID-19 FAQs (Perguntas frequentes)

COVID-19 By Margaret Fogarty March 18, 2020

A Western Union continua a seguir de perto os desenvolvimentos do COVID-19 (coronavírus). A nossa principal preocupação é a segurança dos nossos colaboradores e dos nossos clientes e o bem-estar dos que globalmente sofrem os impactos. Leia as Perguntas Frequentes (FAQs) que criámos para os nossos clientes, para a imprensa e para outros intervenientes. Manteremos esta página atualizada à medida que a situação se desenvolve.

OPERAÇÕES GLOBAIS E QUESTÕES DE SERVIÇO
A Western Union está aberta ao serviço?
  • Sim, continuamos a servir os nossos clientes e a operar globalmente.  Dada a situação dinâmica, encorajamos os nossos clientes nas áreas afetadas a usar os nossos serviços digitais – enviar ou receber dinheiro visitando a nossa aplicação móvelWU.com, ou os canais digitais dos bancos nossos parceiros.
  • A Western Union sabe que as sucursais dos nossos agentes em áreas com uma elevada concentração dos surtos de COVID-19 poderão fechar temporariamente as suas empresas ou poderão ter alterado os horários de serviço.  Encorajamos os nossos clientes a verificarem o localizador de agentes para obterem uma informação mais precisa, e a telefonar antes de se dirigirem ao local para confirmarem a disponibilidade e o horário dos serviços.
 O que está a Western Union a fazer para apoiar os clientes nesta altura?
  • O nosso objetivo é o de manter os nossos serviços digitais e de retalho operacionais em todo o mundo, ao mesmo tempo que cumprimos as regulamentações e as orientações locais.
  • A Western Union está a recomendar aos seus clientes, que estão sujeitos a restrições locais devido ao COVID-19, que utilizem a WU.com e a aplicação móvel da Western Union para facilitar as transações de depósitos em contas bancárias e carteiras digitais, e que estão atualmente disponíveis em mais de 100 países.
  • A Western Union e a Fundação Western Union lançaram um apelo global para a angariação de USD $1M, estando a aceitar donativos até 14 de abril de 2020. A contribuição combinada da Western Union e da Fundação Western Union atingirá um valor até USD $500,000, e será direcionada para materiais, equipamentos e ajudas médicas na linha da frente.
Continuarão a enviar ou a pagar transferências monetárias em países que declararam um estado de emergência?

Sempre que possível, sim. O nosso objetivo é o de manter os nossos serviços digitais e de retalho operacionais em todo o mundo, ao mesmo tempo que cumprimos as regulamentações e orientações locais.  Dada a situação dinâmica, a Western Union está a recomendar aos seus clientes que estão sujeitos a restrições locais devido ao COVID-19 que utilizem a WU.com e a aplicação móvel da Western Union para facilitar as transações de depósitos em contas bancárias e carteiras digitais, e que estão atualmente disponíveis em mais de 100 países.

Como estão a determinar se devem ou não manter as sucursais de retalho abertas?

O nosso objetivo é o de manter os nossos serviços digitais e de retalho operacionais em todo o mundo, ao mesmo tempo que cumprimos as regulamentações e orientações locais.  Dada a situação dinâmica a Western Union está a recomendar aos seus clientes, que estão sujeitos a restrições locais devido ao COVID-19, que utilizem a WU.com e a aplicação móvel da Western Union para facilitar as transações de depósitos em contas bancárias e carteiras digitais, e que estão atualmente disponíveis em mais de 100 países.

Caso o envio de dinheiro através das sucursais de retalho seja a sua única opção, solicitamos que tome em consideração as interrupções de serviços ou os horários de serviço alterados, com base nas condições locais e orientações das autoridades locais.  Utilize o localizador de agentes Agent Locator para obter o horário de serviço na sua área.

Não consigo levantar a minha transferência monetária porque nenhuma sucursal está aberta devido à situação do COVID-19.

Pedimos desculpa pela inconveniência.  Dada a situação dinâmica a Western Union está a recomendar aos seus clientes, que estão sujeitos a restrições locais devido ao COVID-19, que utilizem a WU.com e a aplicação móvel da Western Union para facilitar as transações de depósitos em contas bancárias e carteiras digitais, e que estão atualmente disponíveis em mais de 100 países.

Se não conseguir levantar a minha transferência monetária, o que irá acontecer ao meu dinheiro?

A sua transferência estará disponível no sistema durante 30 dias. Após este período, o remetente terá de contactar a linha direta de assistência ao cliente da Western Union para reativar a transferência.

Posso autorizar alguém a levantar o dinheiro por mim se eu não puder sair de casa?

Por questões de segurança, apenas o recetor designado poderá levantar uma transferência. No entanto, poderá pedir ao seu remetente que contacte a assistência ao cliente da Western Union para solicitar um reembolso. O remetente poderá enviar uma nova transferência monetária para outra pessoa ou iniciar uma transferência monetária digital em WU.com ou através da aplicação móvel da Western Union para pagamento numa conta bancária em que estes serviços estejam disponíveis.

É verdade que as notas bancárias estão a espalhar o coronavírus?

Não temos nenhuma razão para acreditar que as notas bancárias sejam mais suscetíveis de espalhar vírus do que qualquer outra superfície, e o coronavírus não nenhuma exceção.  A orientações da Organização Mundial da Saúde continuam a ser a de que a higiene básica é a melhor defesa possível contra o coronavírus.

COMO UTILIZAR AS TRANSFERÊNCIAS MONETÁRIAS DIGITAIS DA WESTERN UNION:
Como posso enviar dinheiro a partir da wu.com?
  • Crie um perfil em wu.com.
  • Siga as instruções no ecrã para a verificação do perfil.
  • Verifique o seu perfil para enviar dinheiro diretamente para uma conta bancária, uma carteira móvel ou para levantamento em dinheiro vivo num agente.
  • Selecione o seu país de destino para ver as opções de pagamento.
Como posso enviar dinheiro a partir da aplicação móvel wu.com?
  • Descarregue a aplicação móvel WU para Android ou iOS e crie um perfil.
  • Siga as instruções no ecrã para a verificação do perfil.
  • Verifique o seu perfil para enviar dinheiro diretamente para uma conta bancária, uma carteira móvel ou para o levantamento em dinheiro vivo num agente.
  • Selecione o seu país de destino para ver as opções de pagamento.
Como posso enviar dinheiro para uma conta bancária?

Escolha o serviço de Conta Bancária quando enviar dinheiro online ou usando um agente. Precisará dos dados da conta bancária do recetor. Os requisitos variam de país para país, mas normalmente incluem o nome bancário do recetor, o nome ou código da sucursal, o nome e o número da conta.

O que é um código bancário, e como encontro o código bancário do meu recetor?

Um código bancário é uma série de números usados para identificar os bancos em todo o mundo. Estes podem variar entre 3 e 23 dígitos consoante o país. Um código bancário pode ser identificado como:

  • BSB
  • Código SWIFT
  • BIC (Bank Identification Code)
  • CHIPS (Clearing House Inter-Bank Payment System) – apenas nos EUA e Canadá
  • NCC (National Clearing Code)
  • BSC (Bank Sort Code)
  • IFSC (Indian Financial System Code)

Em alguns países poderá precisar de um Número Internacional de Conta Bancária (IBAN) para além do código bancário.

Solicite ao seu recetor o código bancário e o IBAN (quando aplicável).  Poderá consultar a nossa Informação por país de Direto para a Conta Bancária para ver que dados são necessários para cada país.

O que é o BIC (Bank Identification Code)?

Um BIC é um código usado para identificar os bancos a nível mundial. Um BIC é o mesmo que um código SWIFT. Um BIC terá 8 ou 11 dígitos.

Solicite ao seu recetor o BIC, se for necessário indicar o BIC no país destino.  Consulte a Informação por país de Direto para a Conta Bancária para confirmar as informações de que precisará.

O que é um Número Internacional de Conta Bancária (IBAN)?
Um IBAN é usado em alguns países para identificar de modo inequívoco uma conta bancária de um cliente. O IBAN é constituído pelo código alfabético do país seguido por dois dígitos e até trinta e cinco carateres para o número da conta bancária. Alguns países exigem que o pagamento enviado da Austrália inclua um IBAN.

Poderá consultar a nossa Informação por país de Direto para a Conta Bancária para ver que dados são necessários para cada país. Solicite ao seu recetor um IBAN se este for exigido.

Que recomendações adicionais devo ter em consideração?
  • Assegure-se sempre de que sabe para quem está a enviar dinheiro.
  • Interrompa a chamada se um interlocutor lhe solicitar que responda a perguntas colocadas pela Western Union.
  • Para mais informações sobre como se proteger de fraudes, clique aqui.

Para mais informações, visite o Western Union COVID-19 Resource Center.

Send money with the Western Union® App

Download now!